Como evitar as armadilhas de segurança na Transformação Digital

0

Até 2020, 60% das empresas no mundo implementarão algum tipo de estratégia voltada à Transformação Digital. Mas, ao embarcarem na jornada rumo à digitalização, muitas dessas companhias estarão expostas a uma série de riscos e ameaças que poderão causar prejuízos incontáveis. É fundamental garantir a capacitação e certificação dos profissionais de cibersegurança para que o processo de transformação seja bem-sucedido e os negócios ganhem vantagem competitiva.

Diante disso, tornou-se imperativo para as empresas investirem em planejamento de longo prazo que inclua o uso de tecnologias eficientes e o desenvolvimento de habilidades específicas para garantir processos de Transformação Digital mais seguros. O crescimento das aplicações virtuais, por exemplo, tem feito com que boa parte dos empreendedores invistam apenas no chamado cyber insurance (espécie de seguro que restitui a empresa em caso de ataques virtuais) ou nos serviços de recuperação de dados e antivírus. Nos Estados Unidos, cerca de 25% das companhias investem somente em soluções imediatas, de acordo com um levantamento da AT&T.

Apesar dessas soluções serem úteis, a questão central é que a proteção virtual oferecida por esses serviços é apenas parte do que as companhias necessitam para evitar riscos. Na prática, essas opções podem até resolver a situação no primeiro momento, mas não protegerão a organização de forma eficaz a longo prazo.

Ao invés de apostar única e exclusivamente em soluções específicas, as organizações precisam adotar uma abordagem mais abrangente, com regras e ações que permitam maior visibilidade de todas as camadas da estrutura. Para ser funcional, a segurança precisa estar em foco durante todas as etapas da operação, cobrindo todas as brechas e vulnerabilidades da rede física e virtual.

Uma das grandes dicas para o sucesso na jornada da Transformação Digital e evitar possíveis ameaças é incluir as questões de segurança desde o planejamento, propondo ações que tragam resultados a curto, médio e longo prazo dentro da organização. Nesse cenário, a participação de profissionais certificados é fundamental para a obtenção de conhecimento prático.

Por essa razão, muitas companhias têm optado por manter CFOs (Chief Financial Officers) e CTOs (Chief Technology Officers) treinados especificamente para cibersegurança e trabalhando em conjunto, com atenção especial para iniciativas de segurança da informação. Essa união de esforços pode ajudar a criar um plano mais adequado à realidade de cada negócio.

Outro ponto importante é disseminar a ideia de que a segurança de uma rede depende de seus usuários e que o sucesso das ações demanda atenção de todos. Organizações que comunicam as regras e as ameaças virtuais de forma clara costumam ter melhores resultados na prevenção de falhas e na identificação de vulnerabilidades.

Para garantir que todos dentro da organização estejam atentos, faz sentido executar programas de treinamento e workshops explicando como a nova infraestrutura afetará as operações do dia a dia. É recomendável também realizar treinamentos sobre cibersegurança.

Quanto melhor os funcionários das empresas entenderem os riscos de segurança, maior a probabilidade de evitarem ações que possam causar uma violação e consequentes prejuízos aos negócios. À medida que as empresas se tornam mais dependentes de processos digitais e automatizados, conscientizar os funcionários e parceiros e fomentar uma nova cultura de segurança é um diferencial que pode definir o sucesso na jornada da Transformação Digital.

Gina Van Dijk, diretora Regional do (ISC)² América Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.