Redundância em Internet necessária para garantir alta disponibilidade dos negócios

0

Quem trabalha com TI (Tecnologia da Informação) está familiarizado com o termo "redundância", que reúne os meios para se garantir a alta disponibilidade de um sistema, rede de computadores e todo o ambiente de TI em pleno funcionamento em caso de falhas de máquina ou sistema, incidentes diversos ou sobrecarga a uma ou mais aplicações.

Um exemplo bem simples envolve os serviços na computação em nuvem, que utilizam diversos datacenters distribuídos para se garantir a sua alta disponibilidade. O backup de dados ou de sistema também pode servir de exemplo, uma vez que ele permite a recuperação imediata das informações ou da aplicação em caso de falha.

No caso da Internet, a redundância pode ser obtida quando a empresa possui mais de um fornecedor de acesso para evitar que a indisponibilidade de um dos provedores afete toda a operação de negócios. Ou seja, se o acesso à Internet de um provedor cai, imediatamente o serviço do outro provedor é acionado, evitando que a queda da conexão possa trazer perdas na execução de tarefas, seja ela o salvamento de um arquivo, seja uma transação financeira online.

A maioria das empresas possuem a redundância em toda a sua infraestrutura de TI e de Internet, mas, nota-se uma grande dificuldade em determinadas regiões do Brasil de conseguir uma conexão estável e de confiança, seja como principal ou de backup, principalmente quando se sai dos grandes centros urbanos e econômicos.

Na maioria dos casos, empresas em locais afastados usam conectividade via rádio, onde a disponibilidade é menor e dependendo da tecnologia usada e na maioria dos casos, existe muita interferência, devido ao fato de muitos provedores usarem a tecnologia de frenquência "aberta", a mesma que normalmente é usada em casa e escritórios. A telefonia celular também é muito usada para atender a esta demanda de conectividade, mas no entanto, ela não é capaz de atender às demandas de alta disponibilidade e velocidade.

O que vem ganhando mercado e se tornando uma realidade é a Internet via satélite, onde a nova tecnologia consegue oferecer alta velocidade e excelente relação custo/benefício, viabilizando o uso de uma tecnologia que, em um passado recente, só era possível para grandes empresas e com muito dinheiro para investir.

Onde a redundância de Internet pode fazer a diferença.

Qualquer negócio pode se beneficiar da redundância, seja ela de sistemas ou de Internet, principalmente as empresas e pequenos escritórios onde o acesso é precário: em áreas remotas, propriedades rurais, áreas de mineração, Oil & Gas, canteiros de obras. Para estas localidades, a Internet via satélite chega para se consolidar e resolver os problemas atuais de conexão.

Com a Internet via satélite, as empresas podem usar tanto como principal, ou backup, com acesso privado as suas redes corporativas (VPN), atender demandas do dia a dia, acesso remoto, monitoramento, acesso para IOT, transmissão de vídeo e entre outras atividades e isso ainda é possível com banda ilimitada, não limitando a franquia de dados e IP Público fixo para o mercado corporativo.

George Bem,  CEO da InternetSAT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.