Os 5 erros que as empresas cometem na proteção de seus dados

0

A evolução tecnológica tornou as empresas muito mais vulneráveis à perda de dados. Nesse novo contexto, é possível identificar a partir de nossa experiência alguns erros comuns que a grande maioria das organizações comete em relação à proteção de suas valiosas informações.

As ameaças do cibercrime estão cada vez mais frequentes e sofisticadas, criando um cenário no qual é muito importante entender a necessidade de proteção eficaz dos dados, dos aplicativos e também dos sistemas das empresas. Estima-se que esse tipo de crime poderá gerar um prejuízo de US$ 2 trilhões até 2019.

O backup é o primeiro nível na proteção de dados, mas não é suficiente. Estamos em um mundo muito competitivo, no qual as empresas precisam ser cada vez mais produtivas. Nesse ambiente, é fundamental eliminar ou minimizar os riscos de indisponibilidade, bem como os impactos financeiros negativos associados a uma parada não programada dos sistemas, capazes de afetar a produtividade da equipe de trabalho e até o próprio negócio.

Tais prejuízos podem ser evitados quando os responsáveis pela definição e execução da política de TI evitam incorrer nos cinco erros mais frequentes da proteção de dados:

1- Acreditar que a empresa está 100% protegida.

Orçamentos elevados e sistemas de segurança complexos não são garantia de segurança. Organizações de grande porte, sejam elas governamentais, financeiras ou mesmo da área tecnológica, foram recentemente alvos de bem-sucedidos ataques cibernéticos. Isso prova que proteção é um processo que demanda não só investimentos, mas evolução constante, pois os criminosos estão sempre sofisticando cada vez mais suas ações.

2- Confiar que apenas uma solução garanta proteção total

Não se pode contar apenas com soluções pontuais não levando em consideração o ambiente de TI como um todo, o que abre a possibilidade de riscos desnecessários e a possíveis falhas na eventualidade de um desastre. As soluções implementadas devem ser complementares e abrangentes, interligando todos os processos de segurança da empresa em uma política construída em comum acordo com todas as equipes envolvidas.

3- Desprezar as probabilidades de que um desastre ocorra

A leitura correta não é "se", mas "quando" um desastre irá ocorrer. Isso porque não faltam motivos, sejam eles simples ou complexos: erros humanos, problemas com a climatização do ambiente de TI, falha de hardware ou perda de energia (apagões) são desastres muito mais comuns do que se pensa e que podem afetar qualquer empresa.

4- Ter foco somente no backup, relativizando a recuperação

As empresas precisam entender que as ameaças evoluem e adotar uma estratégia proativa implementando as mais avançadas soluções é um fator decisivo para um monitoramento eficaz da segurança da TI. A leitura que deve ser feita da segurança de dados hoje não é mais restrita ao backup e evoluiu para o conceito de completa recuperação assegurando a continuidade dos negócios. Garantir a recuperação total de todos os sistemas críticos no menor tempo possível é essencial para manter-se competitivo atualmente.

5- Não priorizar a continuidade dos negócios no orçamento de TI

Pesquisa conduzida pela Arcserve apontou que metade dos clientes consultados afirmou não saber calcular o custo de um desastre, embora esse fato afete diretamente a rentabilidade das empresas. Os impactos podem ser diretos, envolvendo o custo para subir todo o ambiente em caso de desastre: substituição de hardware, custo de funcionários/hora e downtime de sistemas críticos, como faturamento. Mas existem também os imensos custos indiretos associados aos danos à imagem da empresa junto a clientes e ao mercado como um todo.

Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.