6 dicas de segurança para evitar que os dados da empresa vazem na internet

1

Em um universo onde há um aumento de hackers e usuários mal intencionados na rede, é preciso assegurar que os dados estão protegidos dessas ameaças. O custo de uma informação vazada pode ser altíssimo para uma organização.

Confira 6 dicas de segurança para garantir a segurança nas redes das empresas:

1 -Escolha senhas fortes: Um dos principais erros dos administradores é escolher senhas fracas, de fácil memorização para as contas da empresa, o que facilita a descoberta por hackers. Por isso, escolha senhas fortes, sem obviedade e que não envolvam menções diretas ao nome da organização ou se relacionem com datas (aniversário, fundação da empresa, etc). Mescle números, letras (entre maiúsculas e minúsculas), caracteres especiais e adquira o hábito de muda-las periodicamente para atestar a segurança das informações.

2 -Selecionar os acessos: Quando todos os funcionários tem acesso às informações, a organização fica mais vulnerável. O ideal é que os dados de cada setor fiquem restritos a ele. Por exemplo, se ocorre uma invasão às informações do setor de marketing, isso não afetará o setor financeiro. Também é importante levar em conta funcionários agindo de má fé. Por isso, tenha critérios claros de ordem de confidencialidade e selecione os colaboradores que realmente necessitam saber de informações sigilosas para suas funções diárias.

3 -Use navegação segura: Habilite todos os navegadores da empresa para utilizarem apenas a navegação segura, ou seja, para sejam barrados qualquer tipo de conexão que não tenha um certificado de segurança, facilitando a disseminação de vírus.

4 -Deixe os colaboradores logados ao Gmail: Quando uma pessoa está logaãore automaticamente essa função se ela for desativada por má fé ou por imprudência.

5 -Mantenha o antivírus atualizado: O antivírus é uma das principais portas de barragem de vírus e trojans (cavalos de troia) que podem ser responsáveis por invasões e roubo de dados e senhas no computador. O software avisa a cada tentativa de invasão e pode apontar para o setor de TI quais máquinas estão apresentando maior fragilidade. Dessa forma, é possível avaliar quais usuários estão fazendo uma navegação imprudente e instruí-los a mudar seus hábitos na rede.

6–Criptografe seus periféricos: Um dos principais casos de vazamentos acontece pela perda de periféricos, como pen drives, smartphones, laptops e HDs externos. Uma das formas mais seguras de evitar que outra pessoa tenha acesso às informações nesses dispositivos é o uso da criptografia. Estimule também a realização de backup na nuvem, para que os documentos estejam disponíveis em outro local, sem gerar prejuízos ao trabalho já realizado.

Cláudio Santos, CEO da Santo Digital.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.