Segurança em tempos de nuvem: como proteger informações críticas da sua empresa

0

Cada vez mais a maneira como as empresas lidam com a Tecnologia da Informação (TI) é transformada pela computação em nuvem, que proporciona agilidade, eficiência e abre mais espaço para a gestão estratégica. Conforme uma pesquisa do Boston Consulting Group, entre 2010 e 2012, empresas líderes de tecnologia no Brasil, na China e na Índia cresceram até 28%, mais que o dobro em comparação às que não investiram em inovação. 

Entre tantas vantagens que a nuvem traz, podemos destacar a mobilidade, que permite o acesso e compartilhamento de dados mesmo por um smartphone, o baixo custo (ou muitas vezes inexistente), uma vez que não é necessário manter um servidor de dados ligado na própria empresa, a independência e facilidade de uso – sendo dispensável contratar um técnico de informática, além de permitir oferta de novos serviços aos seus clientes. 

Ao falar sobre ERP não poderia ser diferente. Com o foco deslocado do operacional para o estratégico, as preocupações com custos, segurança, administração e infraestrutura dão lugar ao que realmente importa – o desenvolvimento do negócio.

O cenário é estimulante, principalmente para micro, pequenas e médias empresas (MPME), às quais o mercado já disponibiliza diversos sistemas sob medida com base na nuvem. No entanto, olhando sob o prisma da segurança, o sistema de gestão na nuvem tem trazido um grande dilema não só às MPMEs: como aproveitar os benefícios da nuvem e manter o controle de segurança sobre os dados sensíveis da empresa? 

Tríade da Segurança da informação

Segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005) que orientam a segurança para um determinado grupo de informações que se deseja proteger, existem três atributos básicos da segurança da informação: 

  • Confidencialidade – garantia de que o acesso à informação se dá tão somente às pessoas autorizadas pelo proprietário da informação.
  •  Integridade – garantia de que a informação manipulada mantenha todas as características.
  • Disponibilidade – garantia de que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, apenas por usuários autorizados. 

Muitas das informações que uma empresa coloca no ERP são extremamente importantes e sigilosas, como as informações financeiras, dados de clientes e notas fiscais eletrônicas que devem ser mantidas por no mínimo cinco anos. A prestadora de serviço não deve ter permissão para acessar nenhum dado privado de sua empresa, a não ser que seja necessário para resolução de eventuais problemas e devidamente autorizado, tornando imprescindível que o acesso aos dados seja restrito, bem como senhas. Ao escolher um ERP é fundamental checar a política de segurança da empresa que fornece o serviço para garantir que seus dados estarão realmente seguros.

O mesmo vale para a disponibilidade. Um serviço estável evita que os dados fiquem indisponíveis – o que poderia ocasionar prejuízos, como contas não pagas no prazo e caminhões retidos no pátio da empresa à espera de notas fiscais eletrônicas, provocando atrasos na entrega de produtos.

Mecanismos de Segurança

Boa parte das empresas acredita que basta um controle de acesso simples e programas de antivírus para proteger seus dados. A verdade é que de nada adianta ficar com os dados "debaixo do nariz" se não existirem políticas e mecanismos para a garantia da segurança.  Arquivar os dados na própria empresa é como guardar dinheiro embaixo do colchão – dificilmente você terá em casa a mesma infraestrutura de segurança de um banco.

Com os dados armazenados em datacenters, a segurança física e lógica é extremamente reforçada. Os computadores que armazenam seus dados são vigiados 24 horas por dia por câmeras de segurança, sistemas anti-incêndio, esquemas redundantes de energia elétrica, entre outros. Ainda sobre a segurança lógica, existem firewalls (filtros para permitir apenas acessos autorizados), protocolos de criptografia, entre outras técnicas.

Mesmo que sua empresa esteja em dia com todas essas práticas é preciso ir além da tríade da segurança da informação para garantir que tudo estará a salvo. Imagina se um hacker consegue intermediar a comunicação entre o computador da sua empresa e os servidores da prestadora do serviço? Para que a integridade na comunicação seja efetiva, o ideal é que a empresa contratada use algoritmos de criptografia (SSL), iguais aos usados pelos bancos, que garantem essa propriedade.

Manter os dados na nuvem é uma ótima alternativa, e com a devida atenção às características essenciais da segurança da informação, pode ser muito mais seguro do que manter dados em nossos próprios computadores.

Rogério Tessari é fundador, mentor e sócio-investidor na Tiny, especializada em sistemas de gestão empresarial online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.