Assinaturas eletrônicas são recursos estratégicos para as seguradoras

1

As organizações que se movem em direção a um ambiente totalmente sem papel  irão ganhar significativas reduções de custos, melhorias de produtividade, minimização de erros e mitigação das fraudes, além de trazer economias de custo de assinaturas eletrônicas graças ao uso das tecnologias adequadas, e de comprovada eficácia e eficiência em nível global. Este é o melhor momento para reduzirmos os ciclos de negócios e os custos operacionais como impressão, distribuição, coleta e armazenamento de papel e de documentos.

Além disso, uma bem implementada metodologia e workflow de assinaturas eletrônicas deve garantir os cinco pilares do ambiente eletrônico de negócios, que são: integridade, autenticidade, âncora temporal, privacidade e não repúdio, o que, com certeza, irá melhorar a confiabilidade geral e segurança de cada transação.

Este ambiente paperless de negócios começa a ganhar espaço no mercado de seguros desde que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, no dia 3 de julho, a Resolução 14/2013, que regulamenta o processo judicial eletrônico no país e determina que petições iniciais e incidentais sejam recebidas e processadas exclusivamente de forma digital. Para isso, será necessário que os advogados utilizem suas assinaturas eletrônicas. O uso das assinaturas eletrônicas no Brasil foi validado há 12 anos, pela MP 2200/2001 e, a partir da resolução 294 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) publicada em setembro deste ano, será possível obter verdadeiras soluções de e-business, dando às assinaturas eletrônicas o mesmo peso legal das assinaturas em papel.

As assinaturas eletrônicas têm garantido o seu lugar como um recurso estratégico para as seguradoras. As companhias de seguros estão se afastando do processo tradicional, confuso, caro e demorado. Ao deixarem de utilizar os processos em papel, as empresas saem em busca de novas e inovadoras tecnologias para melhorar a eficiência, eficácia e processo. As empresas que adotarem o uso de assinaturas digitais ou eletrônicas podem se beneficiar significativamente, eliminando todo e qualquer papel no ciclo de negócios, obter a capacidade de assinar e selar documentos e transações imediatamente e ainda garantindo a validade legal.

Muitas vezes, o corretor gera eletronicamente o pedido de seguro ou proposta com a presença do cliente em potencial, de preferência no escritório do cliente ou em casa. No entanto, para completar a transação, o cliente deve assinar o documento, o que envolve a impressão da apólice. Deste modo, o corretor tem que voltar ao escritório para imprimir e enviar a aplicação/proposta para o cliente para assinatura. A exigência de uma assinatura manuscrita prolonga tempo de processamento da aplicação, envolve manuseio de papel e aumenta significativamente custos, além de deixar "brechas" para fraudes.

Edson Fontenelle, vice-presidente da Nexxen

1 COMENTÁRIO

  1. Ótima matéria.
    Já utilizamos a quase dois anos este processo. A agilidade, segurança e redução de custo é significativo, além de outros custos.
    Porém cabe lembrar aqui a diferença entre assinatura digital e assinatura com certificação digital, este regulamentado pela ICP Brasil, do Instituto de Tecnologia e Informática, órgão federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.