Menos informação. Mais insights.

0

Com o advento de Big Data, as empresas possuem um fluxo infindável de informações para tomar decisões, produzir e divulgar conteúdo relevante para aumentar a efetividade de sua gestão ou seu ROI. Mas, de acordo com a McKinsey, apenas acesso à dados não é o suficiente, destacando em um artigo sobre marketing que muitas opções de análise podem paralisar a empresa.

Em minha experiência de negócios com diferentes executivos, a maioria das empresas quer menos dados, pois não sabem como utilizar todas as informações que recebem. O que eles precisam são de insights que os ajudem a tomar decisões. Esses processos irão orientar a geração de valor aos negócios, para ter a certeza da segurança da informação, e que o retorno será direto e com benefícios reais.

Tradicionalmente as empresas podem financiar pesquisas ou comprar estudos de mercado. Mas com o crescimento da conectividade, o Big Data permite extrair dados e análises diretamente da rede. Doug Laney, do META Group (Gartner), demonstra a mais conhecida definição de Big Data representada em 3V's (Volume, Velocidade e Variedade), que ajudou as empresas, na época, a identificar oportunidades no meio de tantos bytes de armazenamento.

Isso pode ser feito por meio de sistema de gestão e aplicações específicas, sendo a interface e visibilidade dos dados um dos pontos mais importantes para transformar informação em valor para o negócio.  Precisão, assertividade, decisão e conhecimento são palavras chaves quando se detém uma base confiável e com inteligência de filtros.

Além disso, a interpretação dos dados abre portas para o próprio processo de autoconhecimento da empresa. Isso porque as informações vindas da rede podem ser aplicadas de diferentes formas: adaptação de produtos e interface de acordo com uso e resposta dos clientes, identificação de gargalos no sistema para uma maior eficiência de gestão das redes, otimização do fluxo de trabalho e até mesmo mudanças de investimentos guiadas pelos resultados e impactos alcançados.

Como acessar todo esse potencial? Muitas empresas não tem a expertise ou aplicações necessárias, mas há sistemas no mercado que permitem não apenas extrair dados da rede, mas analisá-los com design amigável e simples, facilitando a aplicação daquela informação em ações. Outro viés importante é a preocupação de como e onde os dados são usados, o que é acessado e quais informações são extraídas e quais são confidenciais.

A confiança e a segurança dos dados são fatores essenciais para o relacionamento entre empresas e seus clientes. Hoje, temos milhares de fontes de informação e dados brutos sendo transmitidos – segundo a IBM serão 40 Zettabytes criados até 2020 -, mas apenas uma avalanche de dados não permite a tomada de decisões.

Para atingir um patamar em que temos menos informações e mais insights, precisamos de variedade e veracidade de informações, segurança e privacidade para os clientes e uma maior eficiência na gestão dos dados das empresas. Além disso, ferramentas adequadas com interfaces que permitem respostas rápidas do negócio e sistemas confiáveis que auxiliem as empresas na entrega de produtos e serviços de maior valor. Assim, convertendo informação em resultados, ao passo em que a correlação de informações e ferramentas especializadas com plataforma de mineração dos dados vêm se tornando relevantes para a gestão empresarial.

Rafael Baffa, gerente de Soluções Enterprise para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.