Com ataque de 1,3 terabits, criminosos se superam usando a criatividade

0

Velhas inimigas, novos trunfos. Embora as principais modalidades de ameaças digitais que rodam a Internet sejam conhecidas, os criminosos continuam encontrando métodos diferentes, inovadores e mais alarmantes a cada ano. Foi assim em 2017, com o ransomware WannaCry, que parou o mundo, e ainda antes com o Ataque de Negação de Serviço (DDoS) Mirai, que atingiu 1TB/s em 2016, sendo considerado o maior ataque DDoS da história, até ser superado no último dia 28 de fevereiro.

No começo do ano, a maior ameaça foi o botnet Reaper, que se propagou rapidamente e infectou diversas organizações por meio de dispositivos IoT (Internet das Coisas), computadores e roteadores desprotegidos e ameaçava com sendo considerado um ataque de amplo espectro.

Dessa vez, a investida ocorreu de outra forma – até então, inesperada. Ao perceber que os servidores que hospedam sites eram vulneráveis e podiam servir de meio para os ataques DDoS, devido a muitos serem mal configurados, os cibercriminosos viram ali uma oportunidade. Além disso, como esses data centers possuem muita banda para o armazenamento de grande quantidade de informação, o golpe funcionou como um "tiro de canhão". Com tamanha potência de banda, a investida atingiu picos de tráfego de 1,35TB/s, superando os números do Mirai. O alvo foi um site respeitado até mesmo pelos hackers, o Github, plataforma de hospedagem de código-fonte, que conta com o sistema de controle de distribuição Git.

Não há como especular o motivo dessa investida. O fato é que a cada momento a criatividade pode levar os criminosos a descobrirem novas investidas. Independentemente da origem do ataque, seja pelo direcionamento de dispositivos IoT ou por meio de servidores, todos os sites e serviços online precisam investir em soluções que identifiquem o tráfego anormal tão logo se inicie, agindo para a mitigação com agilidade e continuamente para que o sistema não seja comprometido ou indisponibilizado.

Não se assuste se recordes de volume dos ataques sejam quebrados a cada mês, semana ou dia. Como gato e rato, a tendência é que hackers consigam novas e agressivas formas de violar sistemas e, com essas ameaças iminentes, as empresas devem se conscientizar, planejar e executar incansavelmente ações em prol da proteção de suas informações.

Bruno Prado,  CEO da UPX Technologies. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.