DDoS: Atenção redobrada com os ataques

0

Você sabe o que significa DDoS – Distributed Denial of Service ou Ataque Distribuído de Negação de Serviço? São ataques realizados em servidores Web, servidores DNS, servidores de aplicativos, roteadores, firewalls e largura de banda da internet. Utilizando vários computadores (botnet), os hackers conseguem sobrecarregar a máquina gerando múltiplas requisições, fazendo com que o serviço caia ou fique tão lento que pareça indisponível.

O gráfico abaixo mostra os dez países alvo do DDoS, onde o Brasil aparece em 5º lugar no ranking. De acordo com a UPX  Technologies, no primeiro trimestre deste ano houve um registro de 1,4 milhões de notificações do ataque, sendo que 12,3 mil eram de origem brasileira. Em segundo lugar está os Estados Unidos com 10,8 mil, seguido pela China com 3,2 mil ataques. Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais perde dinheiro para o cibercrime; só em 2017 foram registrados mais de 250 mil ataques, o que equivale a uma média de 728 ataques por dia.

Conforme o Relatório de Inteligência de Ameaças da empresa NETSCOUT, "os ataques DDoS representam uma ameaça dominante observada pela grande maioria dos provedores de serviços.  As paralisações de infraestrutura também continuam sendo uma ameaça, com mais da metade das operadoras enfrentando esse problema."

O estudo ainda mostra que o tamanho do ataque diminuiu. Em 2016, o maior ataque foi de 800 Gbps. Já no ano passado foi de 600 Gbps. Por outro lado a volumetria aumentou para aproximadamente 76% em 2017.

Em 2017, as principais motivações dos ataques DDoS foram:

https://www.netscout.com/global-threat-intelligence

Os dados exibidos acima são do Active Threat Level Analysis System (ATLAS), da empresa NETSCOUT. O sistema reúne estatísticas das implantações da NETSCOUT Arbor SP em todo o mundo.

Consequências

Este é um problema que está longe de ser resolvido, pois os hackers estão utilizando ataques DDoS para distrair seus alvos enquanto realizam outras atividades igualmente ilegais no mesmo ambiente. Um ataque DDoS bem-sucedido é capaz de gerar grandes problemas, por exemplo:

Custo financeiro para recuperação do ataque

Perda de clientes

Má reputação

Publicidade negativa

Falha em operações online

Perda de receitas

Para que sua empresa não entre para essa estatística, a melhor forma de proteção é detectar as ameaças antes que afetem seu negócio e reagir com rapidez para minimizar os danos.

Referências:

https://www.kaspersky.com.br/small-to-medium-business-security/ddos-protection

https://www.verisign.com/pt_BR/security-services/ddos-protection/how-does-a-ddos-attack-work/index.xhtml

Marcia Garcia, gerente de projetos da Arcon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.