Como melhorar o desempenho da rede utilizando SON

0

No mundo das complexas redes heterogêneas de múltiplos fornecedores (HetNets) de hoje, não é de admirar que a gestão da Rede de Acesso Móvel (Radio Access Network – RAN) seja sinônimo de complexidade operacional. Ter uma visão holística da rede móvel é fundamental para que as operadoras móveis (MNOs) possam melhorar o desempenho da rede e aprimorar a experiência do cliente. Fazem parte dessa complexidade questões de interoperabilidade e uma falta de visibilidade de toda a rede.

Obter visibilidade de rede significa ter uma visão completa da RAN, de modo que a complexidade operacional possa ser reduzida, que todas as partes da rede operem em sincronia e que os problemas sejam identificados e resolvidos antes que se tornem críticos. As soluções de SON (Self Organizing Networks) são fundamentais para a obtenção dessa visibilidade de rede.

As SON, e especificamente as soluções C-SON, começam pela construção de uma imagem da rede móvel. Essa visibilidade impulsiona a automação avançada que simplifica o gerenciamento da rede. O resultado é uma desfragmentação da infraestrutura, para fornecer um instantâneo conciso do que está acontecendo e do que precisa ser feito.

Historicamente, as operadoras móveis tinham uma visão de quebra-cabeças da rede móvel, que precisava ser costurada manualmente através de sistemas de configuração, de estoque e de gerenciamento de desempenho. Isso dificultava a identificação de lacunas na cobertura da rede e a detecção de problemas de forma proativa, antes que impactassem a experiência do cliente. Um ambiente de RAN fragmentado impede que as operadoras móveis melhorem o desempenho da rede, porque lhes faltam os necessários insights abrangentes. Os sistemas SON permitem que as operadoras móveis gerenciem a RAN de forma mais eficaz e aloquem recursos de rede com maior eficiência, a fim de otimizar plenamente a sua capacidade. Com um melhor insight da rede móvel, as MNOs têm condições de tomar decisões que melhorem significativamente o desempenho da rede e as experiências dos clientes.

As SON ajudam as operadoras móveis a maximizar os recursos existentes de rede e proporcionar melhorias efetivas na experiência do cliente. Em uma rede sem um sistema de auto-otimização, as modificações de hardware e software são complicadas de controlar e gerenciar, necessitando uma intervenção humana para minimizar o tempo de inatividade da rede. Enquanto os engenheiros de rede são capazes de reunir informações manualmente, os dados não são muito transparentes e alguns ajustes de rede são difíceis de detectar. As SON simplificam o gerenciamento de rede, elevando ao mesmo tempo a transparência das atividades da rede.

Os três componentes críticos das SON – autoconfiguração, autocura e otimização automática – proporcionam às operadoras móveis a visibilidade de rede necessária para melhorar o desempenho da rede e maximizar a experiência do cliente.

– A autoconfiguração permite que os novos locais de células sejam facilmente integrados na rede com um recurso plug and play, diminui o nível exigido de intervenção do engenheiro e reduz os custos. Ao automatizar totalmente a configuração, o risco de erro humano é minimizado para tornar a rede móvel ultraeficiente. A utilização do software para programar, gerenciar e manter a rede permite que as operadoras móveis tenham uma visibilidade precisa da RAN e de suas operações.

– A autocura é um elemento cada vez mais importante na identificação e resolução de problemas que podem afetar negativamente a experiência do cliente. Todas as áreas de uma rede celular podem apresentar defeitos, e muitos destes podem ser facilmente resolvidos. No entanto, a rede móvel é o domínio mais crítico com relação a defeitos. Cada estação de rádio base tem a sua própria área de cobertura e qualquer perda de serviço dentro de uma estação de rádio base terá como resultado uma significativa degradação do serviço e do desempenho. Isso pode levar à perda de receita e a más experiências de clientes, que por sua vez levam à rotatividade. Tendo visibilidade das falhas detectadas, as operadoras móveis podem resolver os problemas, assegurando que os seus efeitos não impactem a experiência do cliente – enquanto os reparos são realizados.

– A otimização automática é necessária para garantir que, uma vez que uma célula tenha sido instalada, ela opere com a máxima eficácia. Os sistemas de SON podem analisar o desempenho e alterar o funcionamento da rede móvel para satisfazer as necessidades da operadora e dos seus clientes. Embora a célula possa ter sido configurada automaticamente, os aspectos do funcionamento da rede podem mudar ao longo do tempo. As SON fornecem às operadoras móveis a visibilidade necessária para que os procedimentos de otimização automática possam ser incorporados à rede.

Quando os sistemas SON são implementados, as operadoras móveis podem ver além do que está sendo relatado manualmente por fornecedores de equipamentos e engenheiros. A visibilidade na RAN através de SON fortalece as operadoras, para garantir de forma proativa que o desempenho da rede e a experiência do cliente estejam sempre em seus níveis máximos.

Nelson Wang, vice-presidente Regional de Negócios para CALA (América Latina e Caribe) da Amdocs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.