Segurança da informação: caos ou oportunidade?

0

Até pouco tempo as maiores ameaças em ambientes digitais eram provenientes do mundo externo – roubos e trotes planejados com informações postadas nas redes sociais, por exemplo. Com o crescimento da conectividade e do armazenamento de informações em nuvem, houve uma migração para crimes exclusivamente cibernéticos. Só este ano, dois grandes ransomwares ameaçaram empresas e sequestraram dados sigilosos. O estudo divulgado pelo "Malwarebytes",  mostra o real impacto disso na economia: uma em cada cinco empresas de pequeno e médio porte que foram afetadas por ransomware acabaram fechando as operações.

O Brasil é o país que mais sofre ataques na América Latina, de acordo com dados da TrendMicro. Muito disso é resultado da falta de educação do mercado nesse sentido. As empresas até transferiram seus arquivos para o ciberespaço, mas não identificaram, a princípio, a necessidade de proteger as informações.

Com o debate em evidência, novas soluções vieram à tona, como os programas de proteção de dados e seguros. Entretanto, a segurança das informações só poderá dar um passo à frente se voltarmos um pouco, e analisarmos melhor o processo em si. Não adianta proteger apenas a ponta se o sistema estiver infectado. É preciso assegurar que os softwares e sistemas operacionais já ofereçam o mínimo de proteção contra infecções.

Para os provedores regionais de internet esse cenário pode representar uma grande oportunidade, uma vez que para sustentar tanto os programas de segurança, quanto assegurar o funcionamento completo dos sistemas operacionais, a conexão precisa ser ágil e eficaz. Com isso, os provedores que puderem oferecer esses diferenciais irão se destacar.

A reforma trabalhista, por exemplo, legaliza o trabalho de home office. Para distribuir os sistemas e informações das empresas entre vários dispositivos, será necessário um grande investimento em segurança. Servidores na nuvem e de segurança serão muito importantes, e o ISP pode utilizar sua estrutura para oferecer estes serviços. Essa é uma ótima maneira de rentabilizar sua rede, mitigando custos e permitindo um retorno do investimento mais rápido.

Algumas empresas já estão fazendo isso no Brasil. Um exemplo é a Titânia Telecom: um provedor de grande visibilidade no Mato Grosso que foi além da entrega de internet e observou a oportunidade de agregar mais serviços à rede. Através de parcerias, hoje a empresa possui um portfólio de soluções voltados para segurança de dados, agregando ainda mais valor ao serviço e gerando uma boa aceitação de mercado. Para Amarildo Silva, CEO da empresa, "a segurança faz parte de uma visão estratégica de longo prazo".

O número de ameaças e ataques cresce na mesma proporção que a popularização da internet das coisas e o aumento de distribuição de dados entre dispositivos.Isso é fato. Sendo assim, cada vez mais formas de proteção de redes serão essenciais para empresas e os  consumidores finais. Olhando para o copo meio cheio, o cenário é de oportunidade para provedores regionais, que poderão transmitir junto com a conexão um dos bens mais valiosos: a segurança.

 Emanoel Monster, consultor da Cianet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.