O que é e quais os benefícios do Threat Hunting para as empresas

0

O Threat Hunting é uma atividade inteiramente focada na investigação de ameaças. E, para ser classificado como uma ameaça, o atacante deve ter três características: intenção, capacidade e oportunidade para provocar danos.

Para empresas que buscam uma segurança mais assertiva de seus sistemas, esse trabalho é extremamente importante, pois através dele será possível identificar uma ameaça muito antes de ela causar danos mais sérios à rede.

Então, como a empresa pode identificar o melhor momento de procurar por esse serviço?

As empresas que dispõe de umaoperação de Segurança da Informação, o Threat Hunting já é realizado, em níveis básicos. Na maior parte das vezes, ocorre baseado na intuição dos analistas de segurança que já estão familiarizados com aquele ambiente.

O grande desafio é tornar o Threat Hunting um processo possível de ser repetido por diferentes profissionais, e que retorne valor para a empresa. Para isso, é necessário integrar organicamente o ThreatHuntingdentro dos processos existentes, de forma a complementar os esforços de segurança. O Threat Hunting pode ser executado de forma apropriada por empresas de diferentes níveis de maturidade em segurança. Contudo, para obter o máximo de valor do Threat Hunting, as empresas devem investir em infraestrutura de segurança que é necessária para usar as ferramentas e práticas de forma mais apropriada.

Realizar o Threat Hunting de forma madura requer uma segurança que inclua ferramentas, pessoas, processos, cada uma com seu papel claramente definido, e a participação dos executivos da companhia, de forma que o orçamento para o programa seja contínuo.

Qual é o perfil do analista Threat Hunter?

Primeiramente, o profissional que deseja se tornar um especialista Threat Hunter deve ser curioso e possuir profundo interesse em investigar e descobrir. Ele também deve ter um alto nível técnico e múltiplas ferramentas à disposição para executar suas tarefas. E, o mais importante, o hunter, como é chamado, precisa ser inovador e antenado com os cenários de ameaças em sua empresa, precisa saber fazer as perguntas certas para obter as respostas necessárias.

Além dessas características pessoais, o hunter deve possuir um conjunto de habilidades técnicas de defesa e inteligência analítica. Uma delas é experiência em segurança de redes, assim como em resposta a incidentes de segurança. As técnicas que ele aprendeu atuando como analista de segurança de redes, o ajudarão a ter conhecimento sobre os ativos presentes no ambiente, isso renderá ótimos insights e também o auxiliará a compreender suas limitações. Já os conhecimentos em resposta a incidentes o auxiliarão a identificar quais dados estão sendo requisitados pela equipe de CSIRT (Computer Security Incident Response Team) e quais recomendações realistas ele deve fazer ao descobrir uma nova ameaça no ambiente.

Como é o trabalho do Threat Hunter?

A atividade consiste inicialmente em uma boa hipótese sobre as ameaças que podem estar presentes na empresa, os melhores locais na empresa para fazer o "hunting" e como as ameaças podem se aproveitar dos usuários ou processos do negócio para evadir as soluções de segurança. Como exemplo, o hunter pode considerar a análise dos dados mais importantes: Eles identificam os ativos que são mais importantes naquele determinado negócio, de forma que possam priorizar seus esforços, usam defesas passivas e técnicas para reduzir o risco, e geram hipóteses sobre o que um adversário pode fazer para comprometer esses ativos. Nesse exemplo, os hunters combinam o conhecimento sobre o ambiente em que operam com hipóteses sobre o que os adversários podem fazer.

Por fim, é muito importante que as empresas que dispõem do serviço de um Threat Hunter foquem em duas áreas-chave: quais dados estarão disponíveis para busca e como buscar esses dados. Isso otimizará e muito o trabalho do analista e trará excelentes resultados para a empresa.

Pedro Gavinho, coordenador de Threat Hunting da Real Protect.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.