Os desafios da segurança virtual na era da informação

0

A globalização, definitivamente, tornou nossa sociedade muito mais dependente da tecnologia e do consumo. Neste cenário, a Internet assumiu um papel fundamental nas relações das empresas com os consumidores. Basta preenchermos um cadastro na loja para começarmos a ser assediados virtualmente por varejistas e marcas. 

Com muito mais dados em circulação, aumentaram também os índices dos cyber crimes. E o email, por ser um dos mais importantes elos de ligação entre empresas e clientes, passou a ser usado por fraudadores para induzir o destinatário a clicar num link que leva a algum site falso ou ao download de programas, geralmente com o objetivo de roubar dados, como senhas bancárias, por exemplo. 

O resultado do roubo de dados e das fraudes por email é um problema enorme, não somente para as vítimas, mas para todo o ecossistema de email. A fraude compromete a confiança do consumidor no canal e o relacionamento dos provedores de email com seus clientes, o que acaba por afetar o ROI das campanhas de email. Para se ter uma ideia, nos últimos 16 meses os ataques de phishing cresceram 185% em todo o mundo, de acordo com pesquisa da RSA Anti-Fraud Command Center, em Setembro de 2012. 

Setores financeiros, geralmente, são os alvos preferidos dos criminosos virtuais, bem como empresas que prestam serviços de pagamentos online. A consequência é um forte impacto no varejo, cujo volume de transações online representa uma grande oportunidade para o fraudador. 

Outro dado interessante é que, somente de novembro a dezembro do ano passado, o DMARC – padrão de autenticação de emails criado a partir da união de empresas interessadas em proteger usuários de email como AOL, Google e Microsoft, entre outras, -, barrou mais de 325 milhões de emails fraudulentos, protegendo cerca de 60% de todas as caixas de email do mundo (que somam mais de 1,9 bilhão de caixas) 

Então, o que fazer para que empresas não venham a sofrer com este tipo de ataque? Como se prevenir? 

Existem alguns fatores, sim, mas antes de tudo é preciso educar a si mesmo quanto às boas práticas de email. Sendo breve, tomo a liberdade de construir algumas dicas: 

1. Os profissionais de email marketing não devem delegar a prevenção de phishing ao departamento de segurança ou TI. Entenda por quê: 

a) Segundo um artigo recente da Cisco, uma marca chega a perder, em termos financeiros, cerca de $1.900 dólares, por usuário infectado. Assumindo esse número, se tivermos 500 usuários infectados, a perda será de $1 milhão. Neste caso, os danos à reputação da marca são responsabilidades de Marketing.  

b) Além da preocupação com as boas práticas que alavancam a entregabilidade e promovem um maior engajamento dos assinantes, evitar o Phishing também deve ser considerado fundamental pois pode impactar diretamente suas métricas: um email de phishing pode ser marcado como SPAM ou gerar reclamações, que diminuirão sua reputação e, consequentemente, seu ingresso em caixa de entrada. Isso, consequentemente, impacta diretamente o engajamento dos usuários, com queda na taxa de abertura, cliques e conversões, fazendo com que a empresa perca força de vendas. 

Portanto, olhos abertos para esta ameaça! 

2. Implemente e Complemente protocolos de segurança 

Quanto mais segurança, melhor. Por mais efetivos que os protocolos de segurança sejam (SPF e DKIM, por exemplo), é preciso de algo a mais. O profissional de marketing não pode e não deve se fixar a um deles ou mesmo os dois. Quanto mais ferramentas atestando a legitimidade de seu email, melhor. 

Existem organizações empenhadas em diminuir o número de ataques de phishing, como a DMARC, organização fundada em parceria de grandes empresas de tecnologia, como Google, Microsoft, entre outros, que tem o objetivo de combater o phishing, que complementam o SPF e DKIM. Segundo Ken Takahashi, Gerente Geral de Soluções Anti-Phishing da Return Path, essa trinca, formada por SPF, DKIM e DMARC reduzirá drasticamente as questões falso-positivas. Resumindo, você precisa dos três, não apenas um. 

Para finalizar, enfatizamos que é extremamente importante que os profissionais de marketing entendam que seu papel é fundamental na luta pela legitimidade e segurança de sua marca na guerra contra o phishing. Qual é a estratégia adotada por sua empresa para evitar que seu domínio seja alvo de phishing? 

Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.