Como escolher o melhor provedor de resposta a Incidentes de Segurança para sua empresa?

1

Os Incidentes de Segurança – como, por exemplo, os casos de ransomware, que ficaram em evidência no último ano – podem comprometer todos os processos de uma empresa colocando em risco sua reputação de forma drástica e, muitas vezes, irreversível. Por isso é importante que as companhias tenham recursos técnicos adequados para se prevenir e agir prontamente quando necessário. Um desses recursos é a contratação de um provedor de resposta a Incidentes de Segurança.

No momento em que uma empresa é atacada,medidas emergenciais devem ser tomadas com base nos protocolos de segurança específicos. Caso a resposta não seja executada da maneira correta, o incidente pode destruir evidências valiosas sobre como o hacker acessou determinada rede e como o ataque se estendeu por todo o sistema ou parte dele, tornando difícil ou até mesmo impossível para a empresa descobrir a extensão real dos danos.

Para que você possa avaliar e selecionar um bom provedor de resposta a incidentes, primeiramente é necessário identificar se sua empresa necessita do serviço. Um provedor terceirizado de resposta a incidentes oferece, além da expertise, um amplo escopo de atividades, sendo capaz de fornecer evidências e análise forense dos incidentes.

Avalie há quanto tempo a fornecedora de segurança oferece o serviço, pois isso pode refletir o nível de experiência do provedor e a taxa de sucesso obtida com os clientes.

Outro ponto importante é se o fornecedor oferece serviços além de resposta a incidentes, é importante possuir uma visão compreensiva da segurança como um todo. A combinação de serviços adicionais, como escaneamento de vulnerabilidades, pentest, threatintelligence, monitoramento contínuo, monitoramento de logs, entre outros, irá contribuir para que sejam reveladas vulnerabilidades de sistemas e softwares, de segurança, avaliação de controles de segurança e cumprimento de obrigações decompliance e requisitos legais.

Também é importante que o provedor possua um amplo conhecimento das tecnologias presentes no seu ambiente, pois essa familiaridade possibilitará a identificação de vetores específicos de ataque, assim como comportamentos anormais.

Infelizmente, alguns Incidentes de Segurança podem resultar em ações judiciais, por isso,é importante saber qual suporte o fornecedor oferecerá nesses casos. Como, por exemplo, parceria com escritório de advocacia.

Por fim, para contratar o melhor serviço é importante identificar os diferenciais oferecidos pelo provedor de resposta a incidentes, já que, atualmente, existem inúmeros com ofertas muito semelhantes no mercado.

De forma resumida, seu fornecedor ideal deve ser capaz de suprir algumas necessidades importantes:

– Ele precisa de fato desejar ser seu "parceiro" de negócios e não apenas um provedor de serviços;

– Precisa ter fácil acesso ao seu local físico, para fornecer suporte presencial rápido;

– Possuir certificações e auditorias aplicáveis aos requerimentos de Segurança e o cenário atual;

– Necessita ter experiência nas particularidades do seu negócio e do mercado no qual sua empresa está inserida, bem como a sua concorrência;

– E, finalmente, precisa ter uma abordagem que envolva a utilização de ferramentas líderes de mercado e inteligência desenvolvida por experiência e maturidade.

Todos esses requisitos reunidos são essenciais e compõem a receita de sucesso para promover a segurança dos sistemas da sua empresa.

Pense nisso!

Theo Brazil, líder técnico do Real Protect Security Operations Center.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.