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A era do e-mail continua e as empresas precisam protegê-lo

Postado em: 30/09/2018, às 19:48 por Jorge Ribkin

Yahoo Mail, AOL Mail, Hotmail, Outlook, Gmail… foram vários os serviços de webmail que se popularizaram desde o início da internet nos anos 90. Os meios para enviar mensagens eletrônicas se multiplicaram com as aplicações de mensagens no computador e em smartphones, mas o e-mail permanece forte até hoje, especialmente no ambiente corporativo.

Segundo estudo da firma de pesquisas Radicati Group, o uso do e-mail continua a crescer em todo o mundo. Atualmente, existem cerca de 3,7 bilhões de usuários de e-mail globalmente, e esse número deve ultrapassar 4,1 bilhões até o fim de 2021.

O uso do correio eletrônico é fundamental para acessar a praticamente qualquer serviço na internet, como login em redes sociais, aplicações de mensagem instantânea, compras online etc. E no mundo corporativo, o e-mail é a principal forma de comunicação tanto entre os funcionários dentro da empresa, como com clientes, fornecedores e parceiros.

Nunca estivemos tão dependentes da tecnologia como hoje e apesar de o e-mail ter evoluído, ele continua sendo parte importante da vida digital. Organizações confiam nele para formalizar negociações, enviar contratos, servir clientes, manter um relacionamento de negócios com possíveis clientes, enfim, trocar documentos e informações muitas vezes críticas para seu desenvolvimento.

Depois de anos da existência e dependência dos serviços de e-mail, já era hora de as organizações darem a devida proteção a essa forma de comunicação. Mas não é isso o que acontece. Segundo pesquisa recente da Veeam e da ESG realizada com 1.060 tomadores de decisão de grandes empresas de 24 países, seis de cada sete organizações não possuem um alto nível de confiança em sua capacidade de proteger e recuperar dados com segurança dentro do ambiente virtual.

Muitas vezes, os colaboradores precisam encontrar e-mails antigos, deletam algo importante por acidente, ou a TI precisa recuperar uma caixa de correio inteira. Nessa hora, é importante que a organização tenha uma solução que forneça disponibilidade e recuperabilidade para os serviços de e-mail. Embora provedores de e-mail ofereçam uma certa proteção de dados e backup da aplicação como um todo, incidentes como paradas nos sistemas podem acontecer, e é o papel da sua empresa garantir que as informações dentro das caixas de correio estejam protegidas.

O Gartner, por exemplo, publicou um estudo no qual afirma que as funções de backup e recuperação do Exchange Online são inadequadas para lidar com ataques sérios. A renomada firma de pesquisas prevê que a adoção de soluções de backup terceirizadas para o Office 365 irá aumentar de menos de 25% no fim de 2016 para mais de 50% até 2020.

Nesse sentido, a tecnologia evoluiu desde a criação do e-mail. Ferramentas integradas atuais são capazes de fazer o backup das caixas de correio, manter os e-mails disponíveis, e recuperar caixas completas, arquivos, mensagens individuais, contatos e calendários em poucos minutos. Além disso, facilitam o gerenciamento dos endereços de e-mail pela área de TI e ajudam a mitigar os riscos de perdas de dados. Afinal, mesmo com todos os serviços atuais, a era do e-mail continua.

Jorge Ribkin, Country Manager da Veeam Software no Brasil.

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