FBI publica alerta sobre ransomware SAMAS que ameaça infectar backups na rede

0

O FBI publicou um alerta sobre o crypto-ransomware SAMAS, que apresenta uma grande ameaça às empresas por suas rotinas maliciosas – especificamente sua capacidade de criptografar arquivos, não apenas dos sistemas que ele infecta, mas também os compartilhados na rede da empresa afetada.

A equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) da Trend Micro detectou o SAMAS como RANSOM_CRYPSAM.B e destaca características que tornam esse ransomware mais ameaçador que os demais.

O SAMAS tem a capacidade de criptografar arquivos nas redes, o que significa que ameaça infectar não só a base de dados de arquivos da empresa inteira, como também os backups armazenados na rede. Isso impede e tenta minar as recomendações comuns para lidar com ransomwares: não pagar o resgate e implementar uma estratégia de backups regulares.

O aviso do FBI diz que os atores da ameaça, também estão se aproveitando da habilidade do malware de ordenar uma infiltração persistente para "localizar e apagar manualmente" os backups mencionados, forçando assim o dono a pagar ou arcar com o prejuízo da perda de dados críticos para a empresa.

Segundo a Trend Micro, a Microsoft TechNet observou o quanto a rotina do SAMAS espelha perfeitamente a de um ataque direcionado típico: ele usa componentes maliciosos para fazer testes de penetração contra os servidores alvos e também verifica vulnerabilidades em sua busca para se infiltrar. Porém, a partir daí ele se comporta como um ransomware típico, criptografa arquivos e exige um resgate pago em bitcoins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.