Hajime já comprometeu quase 300 mil dispositivos de IoT

0

A Kaspersky Lab publicou os resultados de sua investigação sobre as atividades do Hajime – um misterioso malware em expansão que afeta a Internet das Coisas (IoT), criando uma enorme botnet peer-to-peer. A botnet está se ampliando muito, infectando vários dispositivos no mundo inteiro. Até o momento, a rede inclui quase 300 mil dispositivos comprometidos, prontos para trabalhar em conjunto executando as instruções do criador do malware sem conhecimento das vítimas. Porém, ainda não se conhece o objetivo real do Hajime.

O Hajime, que significa 'início' em japonês, apresentou seus primeiros sinais de atividade em outubro de 2016.Desde então, tem evoluído, desenvolvendo novas técnicas de propagação. O malware está estabelecendo uma enorme botnet peer-to-peer – um grupo descentralizado de computadores que realiza ataques DDoS ou de spam discretamente.

No entanto, ele não inclui um código ou uma funcionalidade de ataque, somente um módulo de propagação. O Hajime, uma família de malwares avançados e ocultos, usa diversas técnicas – principalmente ataques de força bruta sobre senhas de dispositivos – para infectar os dispositivos e executar vários procedimentos de modo a se esconder da vítima afetada. Assim, o dispositivo torna-se parte de uma botnet.

O Hajime não ataca um tipo de dispositivo exclusivo, mas qualquer dispositivo conectado à Internet. No entanto, os autores do malware focam suas atividades em alguns dispositivos. Ao que se constatou, a maioria dos alvos é formada por gravadores de vídeo digital, seguidos de webcams e roteadores.

Porém, de acordo com os pesquisadores da Kaspersky Lab, o Hajime evita determinadas redes, como as da General Electric, da Hewlett-Packard, do serviço postal dos EUA, do Departamento de Defesa dos EUA e várias redes privadas.

No momento da pesquisa, as infecções vinham principalmente do Vietnã (mais de 20%), de Taiwan (quase 13%) e do Brasil (cerca de 9%).

"A questão mais intrigante sobre o Hajime é sua finalidade. Embora a botnet esteja crescendo cada vez mais, ainda não sabemos qual é seu objetivo. Não conseguimos observar seus rastros em nenhum tipo de ataque ou outra atividade maliciosa. Contudo, recomendamos que os proprietários de dispositivos da IoT alterem suas senhas de maneira a dificultar ataques de força bruta e, se possível, atualizem seu firmware", declarou Konstantin Zykov, Pesquisador Sênior em Segurança da Kaspersky Lab.

Distribuição de infecções do Hajime por país

Distribuição de dispositivos infectados por paísNo total, durante o período da pesquisa, a Kaspersky Lab descobriu pelo menos 297.499 dispositivos exclusivos que compartilhavam a configuração do Hajime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.