Zurich comercializa planos de previdência com uso de certificação digital

0

A Zurich Seguros é a primeira seguradora a oferecer planos de Previdência Privada com certificação dDigital no Brasil. Desse modo, corretores e clientes poderão ter todos os processos de comercialização feitos eletronicamente, com a validação e proteção para as trocas de arquivos, mensagens e dados.

A iniciativa da empresa está em linha com as tendências mundiais e compactua com o mais recente relatório Tendências da Tecnologia em Seguros 2013: Elementos do Pós-Digital, produzido e divulgado pela Deloitte. O documento elenca as grandes mudanças tecnológicas que já criam impacto no mercado segurador e analisa a necessidade de reformular o modo como o setor atua, criando uma nova base para a competição, que inclui análises das necessidades mercadológicas no quadro atual, computação móvel, redes sociais, computação em nuvem e responsabilidade cibernética.

A Zurich Seguros começa com o novo processo de emissão e validação de apólices a partir de seus produtos de Acidentes Pessoais e Previdência Privada, que serão oferecidos, neste primeiro momento, pela Arbos Seguros e Certificação Digital (www.arbosseguros.com.br), empresa do Bestway Group (www.bestwaygroup.com.br) – responsável pela adaptação desta solução tecnológica para área de seguros. "A decisão de oferecer apólices com Certificação Digital reafirma a Zurich Seguros como uma companhia pioneira, que está sempre criando e pensando em produtos inovadores. E a escolha de empresas sólidas para este piloto foi acertada, pois grandes projetos demandam grandes parcerias", comenta Richard Vinhosa, CEO de Vida & Previdência da seguradora suíça. 

Para o CEO do Bestway Group, Cesar Rossi, a parceria com a Zurich Seguros reforça a credibilidade da ferramenta que veio para revolucionar o mercado securitário. "A solução vem de encontro ao momento atual em que a questão ambiental torna-se cada vez mais importante para todos. Além disso, a tecnologia traz outros vários benefícios. É possível, por exemplo, reduzir em até cinco vezes os gastos normalmente computados com a emissão e envio de documentos de adesão de previdência privada e possibilita uma redução nos impactos ambientais causados pelos processos de impressão", afirma. 

"Criar uma solução estratégica 100% verde, que maximize o resultado dos negócios e revolucione a forma como a companhia se relaciona com seus clientes está entre os objetivos estratégicos traçados pelo Grupo Zurich na Suíça e replicado para todas as suas regionais espalhadas em mais de 170 países pelo mundo", ressalta Vinhosa. 

Solução sustentável

Ao utilizar a ferramenta, que é legalmente reconhecida no Brasil e já está em prática em diversas ações da Receita Federal e do Poder Judiciário – como a NF-e, e-CPF, e-CNPJ –, corretores e segurados ganham em economia de tempo, redução de custos e otimização dos processos, pois não há mais a necessidade do uso de papel, impressão de documentos e despacho via Correios ou portador. 

Para realizar o processo de emissão de apólice com Certificação Digital, será preciso ter a assinatura digital, emitida por um dos órgãos autorizados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil, com validades que variam entre um e cinco anos e passíveis de renovação, que substituem a utilização dos documentos em papel e exclui a necessidade de assinatura física em quaisquer processos. 

"Como a Arbos está habilitada como Autoridade de Registro (AR), ela cuidará de todo o trâmite entre o cliente e a certificadora. Desta forma, o segurado será beneficiado, pois ele fará uma previdência privada e ainda receberá uma Certificação Digital que valerá para outros fins. É um caminho sem volta. A Certificação Digital será necessária. Este ano mesmo, a Receita Federal exigiu para alguns contribuintes; os advogados, médicos e contabilistas já a tem. Depois que o segurado adquire seu 'RG' digital, seus dados na apólice serão conferidos pelo corretor de seguros, que não precisará colher a assinatura, imprimir ou enviar toda a papelada via Correios para o segurado. A solução moderniza o mercado de previdência pois, antes, todos estes documentos tinham, obrigatoriamente, que ser impressos e arquivados por anos. Agora, ele ficará na nuvem e poderá ser acessado de qualquer lugar, em qualquer momento", explica a diretora da Arbos, Rosana Custódio. 

No entanto, muito mais do que agilidade nos processos de emissão de apólices, a Certificação Digital garante a prática da sustentabilidade, sendo uma solução 100% verde. Para a parceria entre a Zurich Seguros e Bestway Group, está prevista a emissão inicial de 12 mil apólices digitais, o que resultaria num consumo médio de 36 mil folhas de papel, com três páginas por apólice. 

Num cálculo simples e que toma como base os números apresentados pelo site do Projeto Green Carbon – considerando que cada árvore produz 7.500 folhas de papel – a Certificação Digital evitaria o corte de 4,8 árvores, para a conclusão destes primeiros 12 mil contratos. Essas mesmas 4,8 árvores, seriam responsáveis pela captura de 1 tonelada de dióxido de carbono num período de 15 anos. Além disso, seriam 168,7 Kg de papel, 17 mil litros de água e 840 KW/h de energia economizados numa única operação para a produção das páginas de papel. 

"Pensar em formas sustentáveis de expandir os negócios da Zurich Seguros é uma condição prioritária. Os números e os benefícios são impressionantes, especialmente quando colocamos o bem estar do planeta em perspectiva. A assinatura de apólices por meio da Certificação Digital veio somar às práticas sustentáveis da seguradora em curto, médio e longo prazo. Esse procedimento diminui consideravelmente os impactos ambientais, além de ser mais prático e oferecer maior controle do fluxo de informações, seja para o segurado ou para a seguradora.", diz o CEO de Vida & Previdência da Zurich Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.