e-Deploy lança nova versão de ferramenta de monitoramento

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A e-Deploy lança a mais recente versão do Watcher, sua ferramenta para monitoramento de TI e regras de negócio. De acordo com Emerson Giannini, vice-presidente de Operação da e-Deploy, a solução faz parte de uma nova geração de sistemas de análise estratégica e que automatiza boa parte das rotinas de TI.

"Baseado em demandas do mercado, a mais recente versão do Watcher ganhou novos dashboards, um robô capaz de medir tempo de resposta e disponibilidade de aplicações e a capacidade de se integrar com qualquer ferramenta de service desk. Graças a sua potente console, com três cliques o gestor consegue ir até o problema raiz e saber quem é o responsável por atuar nesse ambiente", conta Giannini.

Robô e integração

O robô presente à nova versão do Watcher simula usuários de aplicações on line e transações reais. Graças a esse novo recurso, o Watcher pode, por exemplo, testar a funcionalidade de portais de ecommerce como se fosse um cliente tentando comprar um ou mais produtos em momentos diferentes do dia para checar disponibilidade e tempo de resposta. Também é possível checar online e em tempo real qual página não está sendo carregada de forma correta, em que momento o cliente abandonou o site e até identificar porque o cliente não está conseguindo finalizar o check in — no caso de companhias aéreas.

"Em um de nossos clientes, por exemplo, o robô do Watcher monitora os links primário e secundário, dando informações online para o gestor e para o time de operações sobre SLA, taxa de upload, taxa de download, velocidade do link que ele está atingindo, entre outros indicativos. Tudo isso ajuda no relacionamento com fornecedores de telecomunicações, por exemplo", explica Giannini. O robô pode simular ainda um usuário interno de call center e reportar os problemas para a TI antes que todas as posições sejam afetadas.

Outra característica importante da nova versão do Watcher é a integração com qualquer ferramenta de service desk. Tudo o que acontece dentro da instalação poderá ser documentado. Isso possibilita que, ao final do mês, sejam identificados problemas recorrentes, as áreas que mais abriram chamados, e agir preventivamente.

NOC e interface mobile

Implantado em clientes como Drogaria São Paulo, Gol (monitoramento de Web e Mobile Check in) e Staples, o Watcher é vendido como serviço. Então, quando o cliente escolhe o Watcher, ganha um NOC – Network Operation Center — com acionamento de primeiro nível – e uma ferramenta de service desk para que possa fazer abertura de chamados.

"Garantimos a disponibilidade da ferramenta, sua evolução e, principalmente, um custo-benefício extremamente competitivo em relação aos produtos que existem no mercado. Atualmente, não conhecemos nenhuma solução aberta com preço acessível que consiga atender tanto o gestor quanto o técnico na visualização e resolução dos problemas como faz o Watcher", destaca o vice-presidente.

As monitorações providas pela ferramenta da e-Deploy desde suas primeiras versões são feitas em três níveis: banco de dados, servidores e processos. No caso do monitoramento dos bancos de dados, por exemplo, um painel indica a atividade e o status de cada um. Se houver qualquer parada, o Watcher toma uma medida corretiva, como a alocação de mais espaço no banco de dados.

A gestão da infraestrutura (servidores) também tem uma visão pró-ativa e que se antecipa às necessidades. Os discos, memória, sistema operacional, hubs e links são monitorados e, caso haja alguma ocorrência, o Watcher envia alertas para que o problema seja resolvido. Já a monitoria dos processos contempla as transações que são realizadas por toda a empresa, incluindo os processos críticos de negócio.

Giannini avisa que o novo Watcher também poderá ser acessado a partir de um tablet ou de um smartphone. "Procuramos atender a todas as necessidades dos gestores, levando mais conveniência para esses profissionais que, a partir de agora, poderão acessar informações de sua operação de qualquer lugar", finaliza.

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