Ransomware e phishing estão no topo das ameaças corporativas

0

A Trend Micro  entrevistou mais de 2.400 líderes de TI de organizações dos EUA e Europa para entender a extensão da ameaça cibernética voltada a estas regiões. Quase dois terços dos líderes de TI entrevistados disseram ter sofrido ao menos um grande ataque conhecido em 2016 – prova da extensão da ameaça do ciberespaço enfrentada pelas organizações. A média é de 4 ataques sofridos pelas organizações americanas e europeias nos últimos doze meses do ano passado. Nos países nórdicos e a Itália, esta taxa dobra.

Durante esse período, de quatro ataques, três eram ransomware, 31% foram ataques phishing, 17% vieram por falhas de segurança em e-mails corporativos e 15% por espionagem cibernética.

A pesquisa também questionou os líderes de TI quais eles acreditam ser as principais ameaças previstas para 2017. A espionagem cibernética (20%) ficou no topo da lista. Esta certamente é uma ameaça crescente, tanto em termos de espionagem entre países quanto em cibercriminalidade por motivação financeira.

Os ataques direcionados e de phishing vieram em seguida. De acordo com a Trend Micro, as organizações ainda estão lutando para se familiarizar com ataques velados que visam passar despercebidos pelas defesas tradicionais.

Todos os entrevistados concordaram que, se um hacker for determinado o suficiente, ele será capaz de escalar qualquer perímetro para entrar em uma  rede. A regra portanto, é que as empresas aumentem a capacidade de resistência da sua segurança e as camadas de defesa em suas ferramentas, podendo detectar os movimentos de um hacker o mais rapidamente possível, minimizando os potenciais prejuízos.

Protegendo o futuro

A boa notícia é que dois terços dos chefes europeus e americanos de TI estão usando ferramentas avançadas, como análise de comportamento e machine learning – embora esse número caia para 29% na Suécia e chegue a até 78% nos Estados Unidos.

No entanto, houve uma enorme disparidade entre os líderes de TI que afirmam sentir enorme confiança ao compreenderem os desafios da sua organização (França – 92%) e entre aqueles que não se sentem confiantes (Suécia – 56%).

Segundo a Trend Micro, isso pode ser um reflexo sobre a dimensão dos desafios a serem enfrentados.

O ponto em que a maioria dos entrevistados concordam é que o melhor investimento para uma organização é procurar um fornecedor capaz de integrar múltiplas camadas de segurança – incluindo ferramentas avançadas – em uma única plataforma.

Com as organizações europeias e americanas se preparando para o Regulamento Geral de Proteção de Dados em maio de 2018, este dado mostra que muitos estão caminhando na direção certa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.