Reconhecimento de íris é mais seguro que de digital, diz Samsung

0

A Samsung incluiu no Galaxy Note7, seu novo phablet, a tecnologia de reconhecimento de íris. Segundo Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da fabricante sul-coreana no Brasil, a identificação através de íris é mais segura que aquela feita por impressão digital. Isso acontece  porque o índice de falso positivo da digital é 200 vezes maior que aquele registrado na identificação pela íris, de acordo com o executivo.

Outra vantagem do reconhecimento por íris sobre a digital é que esta última pode mudar ao longo da vida de uma pessoa, enquanto a íris permanece a mesma a partir dos dois anos de idade de um indivíduo.

O algoritmo usado pela Samsung foi criado pela própria companhia. O serviço armazena dados das íris dos dois olhos do usuário, de forma que ele pode ser identificado tanto pelo esquerdo quanto pelo direito, basta que um deles esteja aberto. A autenticação pode ser feita mesmo com baixa luz ou com o usuário de lente de contato ou óculos, ainda que escuros. Só não funciona com lentes de contato coloridas ou com óculos cujas lentes sejam polarizadas.

O reconhecimento de íris utiliza uma luz infravermelha disparada da parte frontal do aparelho. Possivelmente a novidade será adicionada a modelos futuros da Samsung, se for bem-recebida pelo público. Para ajudar na popularização, a empresa vai permitir que essa autenticação por íris seja adotada em apps de terceiros, especialmente de bancos. Alguns estrangeiros já anunciaram que vão aderir, como o Citibank, mas não há nada negociado até o momento com bancos brasileiros.

Forum Mobile+

O Forum Mobile+, cuja nona edição acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório do WTC, em São Paulo, terá um painel sobre novos caminhos para autenticação no celular. Os primeiros palestrantes confirmados são Fábio Moraes, gerente de estratégia para América Latina da GSMA, que falará sobre a iniciativa "mobile connect", que consiste em utilizar o número móvel como uma identificação internacional para serviços diversos, e Rodrigo Sodré, diretor de produtos da eSEC, que tratará da adoção de certificação digital no celular.

O primeiro dia do Forum Mobile+ será voltado para comércio móvel e o segundo, para serviços financeiros móveis. Entre os palestrantes confirmados já há CEOs e diretores de empresas e entidades como Banco do Brasil, Oi, Vivo, TIM, Grupo Trigo, Banco Neon, GuiaBolso, SumUp, GSMA, dentre outras. A programação atualizada está disponível no site do evento:www.forummobile.com.br.

O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por seus veículos MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h). Até o dia 12 de agosto, os preços estão com desconto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.