Estudo da Trend Micro mostra índice de segurança dos apps móveis

0

Em outubro de 2014, o número de aplicativos existentes ultrapassou a marca de 11 milhões de amostras de aplicativos. Destas amostras, 64% são consideradas seguras, enquanto 23% são consideradas de alto risco ou de adware, segundo estudo da Trend Micro. As permissões dadas para o segundo tipo de aplicativo podem ser usadas para causar rotinas potencialmente indesejadas.

De todos os aplicativos maliciosos que foram detectados, 13% são absolutamente maliciosos ou categorizados como malware. Esses tipos de aplicativo são conhecidos por serem originados de lojas terceirizadas de aplicativos, ou seja, outras lojas que não sejam a Google Play. No mês de outubro, a empresa de segurança contabilizou mais de 532 mil novas amostras para o Android. Quase um terço, 29%, são malwares, enquanto outro terço, 30%, são adwares. Menos da metade, 41%, dos aplicativos verificados são considerados seguros.

Affected Countries
Identificação de apps de risco e seguros, com base nas amostras únicas de outubro

O que movimenta essas ameaças, em primeiro lugar, é o fato da adoção de aplicativos para celulares continuar a crescer. Isso resulta em um mercado maduro e atrativo para as ameaças e golpes cibercriminosos. As lojas de aplicativos também servem de atrativo no uso de celulares, uma vez que hospedam os aplicativos que os consumidores gostam de usar.

De acordo com as análises da Trend Micro, os aplicativos de lojas terceirizadas foram bem populares com os usuários de celular em outubro. O número de downloads de aplicativos feitos a partir de lojas terceirizadas – 4,17 milhões – é maior que o número de downloads feitos no Google Play – 2,58 milhões – e maior do que o número de downloads de outras lojas de aplicativos – 4,13 milhões.

Essa adoção em expansão das lojas terceirizadas de aplicativos pode ser bem problemática para os usuários de celular, visto que os desenvolvedores de aplicativos cibercriminosos podem facilmente distribuir apps usando estes canais.

Na indústria da tecnologia, o processo de investigar e fazer a verificação de quais aplicativos são seguros e identificar os que não são é uma opção válida para assegurar a segurança das lojas. A investigação ajuda na validação do app antes que ele seja enviado para as lojas para ser classificado como de risco ou malicioso.

Com a proximidade com o Natal, aumentam as compras online e, consequentemente, os cibercriminosos aumentam a criação de aplicativos maliciosos, com foco principal nos pagamentos realizados pelo celular. A verificação dos aplicativos é uma forma que os operadores de lojas de aplicativos têm para garantir a segurança de seus usuários, e ao mesmo tempo, que os usuários têm para garantir a segurança dos aplicativos baixados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.