Maior ataque de negação de serviço da história usou servidores memcached

0

O maior ataque de negação de serviço até hoje registrado, de 1,35 Terabit por segundo, foi lançado com a utilização de servidores memcached (sistema distribuído de cache em memória de propósitos gerais) contra a infraestrutura da plataforma de desenvolvimento de software GitHub no dia 28 de fevereiro. No dia anterior, 27, texto publicado no blog da NETSCOUT Arbor, alertava para o perigo desse tipo de ataque, inclusive no Brasil.

De acordo com o texto, a equipe técnica da NETSCOUT Arbor vinha observando um aumento significativo na utilização, para ataques DDoS (Distributed Denial of Service), de servidores memcached – que são empregados em data centers, hospedando banco de dados na memória, e não em disco, para maior rapidez de acesso a informações.

Como os servidores memcached normalmente contam com links de acesso de grande largura de banda e residem em redes de data centers com alta velocidade de tráfego, eles se prestam, por sua natureza, à utilização para reflexão/amplificação de ataques DDoS – uma técnica que permite multiplicar o tráfego malicioso sem que se possa identificar sua fonte.

O crescimento da utilização desses servidores como armas de ataque levou a equipe ASERT (Arbor Security Engineering & Response Team) da NETSCOUT Arbor a classificar como "crítica" sua gravidade.

No Brasil, a NETSCOUT Arbor vem observando, desde o dia 16 de fevereiro, um aumento do tráfego memcached, com crescimento súbito no dia 25 de fevereiro e com tendência de alta para março. Esse comportamento indica a criação e crescimento de botnets que usam memcached para amplificação. E se parece com o detectado meses antes de um grande evento esportivo no Rio de Janeiro, em 2016, que culminou em ataques potentes durante o evento.

"Tudo indica que uma botnet está sendo construída com servidores memcached no Brasil, o que levanta a hipótese de uma onda de ataque de alta volumetria para próximos meses, com a realização em julho de um outro evento esportivo global, também expressivo, e com forte significado para empresas brasileiras", comenta Kleber Carrielo, senior consulting engineer da NETSCOUT Arbor.

Na avaliação da NETSCOUT Arbor, os ataques DDoS de memcached, como acontece com a maioria das metodologias de ataque, foram inicialmente – e por um curto período – operados manualmente; tornaram-se, em seguida, amplamente disponíveis por meio de botnets de aluguel. As recomendações de defesa passam pela adoção das práticas consagradas no mercado para proteger os servidores memcached e para garantir medidas rápidas de mitigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.