2018 será o ano dos ataques baseados em inteligência artificial, prevê Avast

0

A Avast divulgou um novo relatório de cibersegurança que aponta o surgimento dos primeiros ciberataques com uso de inteligência artificial (AI). Segundo os especialistas da empresa, a combinação de novos e tradicionais ataques vão dominar o cenário de ameaças cibernéticas em 2018, com destaque para o aumento das investidas em massa nos serviços de Blockchain.

A companhia comenta que a crescente disponibilidade de frameworks de aprendizado de máquina com códigos abertos, somada à queda significativa do preço de hardwares poderosos, deverá gerar novas oportunidades para o uso de aprendizado de máquina com o objetivo de driblar os algoritmos das empresas de segurança. Dessa forma, a aposta é que os cibercriminosos vão realizar campanhas mais sofisticadas de phishing.

O relatório também apontou que um número maior de ataques sofisticados em cadeias de fornecimento deverá emergir, bem como um crescimento de malware sem arquivo (fiteless), brechas em dados e ameaças a dispositivos móveis, como Trojans bancários.

Outra tendência que a Avast vê é o uso de ransomware como uma arma regular e mais agressiva para empregar em malware de mineração de criptomoedas e nos ataques a serviços de blockchain à medida que o seu uso se espalha. A empresa estima ainda que as ameaças a malware de mineração e os golpes voltados às moedas digitais vão aumentar, com o crescimento da popularidade das criptomoedas.

Os ataques observados em 2017 também vão continuar ameaçando as empresas, os dados pessoais e a privacidade dos usuários, mirando em PCs, smartphones e dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Os especialistas da Avast preveem uma mudança nos vetores dos ataques para 2018, com ameaças às cadeias de fornecimento tornando-se mainstream e as vulnerabilidades da chave RSA sendo potencialmente exploradas para roubar dados e injetar cargas maliciosas em dados assinados.

Quando o assunto é a segurança dos dispositivos móveis, os downloaders, rooters e aplicativos falsos foram as maiores ameaças para os smartphones dos usuários em 2017. A Avast prevê que haverá um grande aumento de app fraudulento, bem como um crescimento de trojans bancários e ransomware em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.