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Solução de help desk reduz de 10 a 15% o volume de chamados de TI

Postado em: 07/07/2014, às 17:32 por Redação

A TIX11, startup especializada em segurança de dados e proteção de identidade pertencente à InfoSERVER S.A (empresa do portfólio da Intel Capital), está lançando no mercado o InfoPASS, solução que visa reduzir o custo das áreas de tecnologia de informação (TI) com demandas no help desk. A solução permite ao usuário final reconfigurar sua própria senha de rede, de forma rápida, segura e descomplicada.

"Atualmente, cerca de 10% a 15% das demandas do tipo requisições de serviços para o Help Desk de TI em grandes empresas é para executar a simples tarefa de reset ou desbloqueio de uma senha de rede, que em geral expira automaticamente, ou ainda, é esquecida/bloqueada pelo próprio usuário. Em alguns casos, esta demanda chega a representar 35% do volume total de chamados registrados. O InfoPASS já está instalado em dois grandes clientes, um do setor de varejo e outro de infraestrutura e em ambos representou uma redução de 25% da demanda", declara Alan Antonio Nascimento, gerente de projetos da InfoSERVER, que idealizou a solução para a TIX11.

Além do custo direto de mão de obra especializada alocada para uma tarefa simples há ainda custos indiretos não contabilizados que podem representar grandes prejuízos. "Conhecemos grandes empresas onde os funcionários chegam a ficar até dois dias úteis sem poder trabalhar por não ter acesso ao sistema. Isso acontece por diversos fatores, dentre eles as próprias regras e políticas internas de segurança somadas ao alto volume de demanda deste serviço", afirma Nascimento.

Sabe-se que cerca de 40% das demandas de TI das empresas poderiam ser solucionadas por automação se existissem soluções para a área. "O Gartner Group afirma que as soluções Self-Service de TI representam hoje apenas 5% ao invés destes 40%", conta o executivo.

Compatível com Windows 7 e 8, o InfoPASS permite ao usuário reiniciar sua própria senha de rede a partir de um hyperlink denominado "Esqueci minha senha" estrategicamente localizado na tela inicial de login do Sistema Operacional. A ferramenta apresenta perguntas sobre dados pessoais configuráveis que devem ser respondidas pelo usuário para que o mesmo possa modificar sua própria senha.

A solução funciona de forma integrada ao Active Directory (serviço de diretório que controla todos os usuários e seus dados) e, no caso de empresas que precisam de segurança de identidade também, oferece a autenticação de segundo fator, que pode ser uma mensagem com código temporário enviado ao celular do usuário, por exemplo, ou por token.

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