Check Point oferece expande solução de segurança para rede Scada

0

A Check Point Software Technologies Ltd.  anunciou nesta terça-feira, 10, a expansão de sua solução de segurança em Sistemas de Controle Industrial (ICS) com a introdução do seu novo dispositivo gateway de segurança 1200R, que prevê melhorias na visibilidade granular e controle de redes de SCADA, além de detecção e prevenção ativa de ameaças para tipo de  sistema usado em geradoras de eletricidade, transporte e sistemas hídricos alimentadas através de ICS. Um ataque a estes ativos, sistemas e redes, sejam físicos ou virtuais, tem o potencial de desligar a rede elétrica de uma região ou país inteiro, interrompendo sistemas críticos e linhas de produção.

"Brechas contínuas na cibersegurança em setores de infraestrutura crítica resultarão em eventos ambientais que excedem US$10 bilhões, com perdas catastróficas de vida e nova regulamentação, mundialmente, até 2019", declara estudo do Gartner[i].  Em 2014, a ICS-CERT respondeu a 245 incidentes relatados contra sistemas de controle industrial em setores como produção, energia, água e transporte. Mais da metade destes incidentes envolveu Ameaças Persistentes Avançadas (APTs) ou agentes sofisticados[ii].Sistemas de controle industrial estão normalmente subprotegidos e altamente vulneráveis a violações. Estes sistemas são compostos por softwares e sistemas operacionais (OS) antigos ou em processo de defasagem, normalmente não atualizados ou corrigidos com frequência. Quando são atualizados, os pacotes de correção dos sistemas ICS criam uma longa janela de exposição, às vezes por anos, deixando estes sistemas abertos a ataques.

"A proteção do ICS não deve ser encarada com leveza. Depois que os cibercriminosos obtêm acesso a um sistema de controle, o dano é inevitável. O resultado de uma violação ao ICS será devastador – e não é uma questão de "se acontecer", mas de "quando acontecer", e é a razão de a Check Point se dedicar a proteger proativamente ICS a fim de prevenir tais eventos catastróficos", disse Dorit Dor, vice-presidente de Produtos da Check Point Software Technologies. "O dispositivo 1200R é um novo gateway de segurança, otimizado para a implementação nos mais severos ambientes industriais e localizações remotas para dar suporte a ICS/SCADA e entregar o que vemos como uma segurança inigualável aos bens mais preciosos de uma nação."

O Check Point 1200R é um dispositivo gateway de segurança reforçado e especializado para ambientes severos ou implementações remotas, como aqueles encontrados em chãos de fábrica, em subestações elétricas remotas e em instalações de geração de energia. Ele complementa a linha existente da Check Point de aplicativos gateway de segurança que entregam visibilidade completa e controle granular de tráfego de SCADA para prevenir ataques à rede, dispositivos e processos lógicos. Com mais de 500 comandos e parâmetros de SCADA dentro do Firewall e Blades de Software para Controle do Aplicativo da Check Point, além de mais de 200 assinaturas IPS específicas de SCADA, a Check Point oferece o mais amplo suporte de segurança a SCADA no mercado. Relatórios especializados de ameaças no Next Generation SmartEvent da Check Point oferecem informações completas sobre o tráfego de SCADA para oferecer dados forenses rápidos e detalhados para investigações de incidentes. Esta solução de segurança geral também possui monitoramento de conformidade regulamentar com o Blade de Conformidade da Check Point.

A Check Point também oferece um plano de segurança TI-TO completo para proteger o perímetro corporativo, a ligação entre TI-TO, estações de trabalho dos operadores, além de dispositivos e tráfego de SCADA para fornecer a melhor segurança de ICS.

"A Check Point oferece proteção à nossa ampla variedade de ativos ao prover a capacidade de conectar seguramente os bens situados em uma grande área geográfica, em locais menos que ideiais. Estamos muito satisfeitos que a Check Point esteja tomando esta iniciativa com uma solução de SCADA para assegurar que nossos bens críticos sejam protegidos. A adição do novo 1200R é um exemplo desta inovação", disse Shawn Kearley, analista de Infraestrutura na Newfoundland Power.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.