UPX alerta para os riscos no acesso às redes de Wi-Fi públicas

0

A UPX, empresa brasileira especialista em performance e segurança digital, alerta para os riscos que o acesso às redes públicas de Wi-Fi pode trazer. As redes de conexão à internet com acesso liberado estão cada dia mais comuns nos estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, bares, aeroportos e outros locais públicos. Embora seja uma facilidade, a prática não é segura.

De acordo com o relatório mundial Norton Wi-Fi Risk Report de 2017, cerca de 87% dos consumidores compartilham informações pessoais em redes de internet sem fio abertas, ou seja, descriptografadas, sem protocolos de segurança (WEP, WPA e WPA-2, por exemplo) e proteção dfirewall. Com a ausência destes fatores, as redes de Wi-Fi público podem ser facilmente interceptadas.

Além disso, os cibercriminosos também estão criando redes falsas. Eles atraem as pessoas utilizando um nome de rede parecido com o nome de um estabelecimento das proximidades, disponibilizam o acesso sem senha e se aproveitam do descuido dos usuários para roubar os dados compartilhados durante o acesso.

"As informações trafegadas nesse tipo de ambiente estão sujeitas a interceptação e possíveis fraudes. O ideal é não utilizar redes públicas para realizar compras, fazer transações, acessar internet banking e outros sites que solicitam dados importantes e confidenciais. Em caso de extrema necessidade, quando o usuário não conseguir conectar-se pelo 4G, é essencial utilizar uma conexão VPN (Virtual Private Network). E lembrar-se de não utilizar redes públicas para compartilhar informações pessoais", alerta Bruno Prado, CEO e Presidente da UPX.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.