Windows Server 2003 pode sofrer ataques de hackers em julho

0

A descontinuação do Windows Server 2003 está prevista para o dia 14 de julho próximo. Após essa data, a Microsoft não fornecerá mais nenhuma atualização de segurança aos servidores, deixando-os expostos a malware e abertos a ataques. Por esse motivo a Intel Security está divulgando um alerta para os usuários se prepararem para a migração de dados e evitarem serem alvos de hackers.

Aproximadamente 23,8 milhões de Windows Servers 2003 ainda estão em operação e, após o anúncio da finalização do suporte, os profissionais de segurança e especialistas de TI do mundo todo já começaram a se preparar para deixar de usar o sistema. Os usuários que optarem por permanecer no Windows 2003 após o dia 14 de julho correm o risco de não ficarem mais em conformidade e de se tornarem vulneráveis a malwares.

Neste momento, segundo a Intel, existem três caminhos que os usuários podem escolher: fazer upgrade para uma versão mais recente como o Windows 2012 R2, migrar as cargas de trabalho do Windows 2003 para a nuvem pública ou continuar com o Windows Server 2003. Entretanto, esses caminhos vêm com seus próprios desafios de segurança associados: Como proteger um ambiente de computador híbrido e proteger servidores virtualizados; como proteger servidores virtuais na nuvem pública e como proteger servidores Windows 2003 depois do dia 14 de julho.

Segundo Joakim Lialias, diretor de produto da Intel Security, para a atualização para uma nova versão do Windos Server o cliente poderia migrar para o Windows Server 2008. No entanto, esta versão terá o suporte retirado em janeiro de 2016. Por isso, os usuários devem considerar a migração para o Windows Server 2012 R2, a versão mais recente disponível.

Como acontece com qualquer mudança grande, existem alguns desafios associados a este caminho de migração. Provavelmente o cliente precisará de um novo hardware para instalar o Windows Server 2012 R2, e os servidores precisarão ser de 64 bits. Será preciso também atualizar a pilha de aplicativos para executar versões de aplicativos compatíveis com o Windows Server 2012.

Outro desafio é proteger da melhor maneira possível o ambiente de computação híbrido, que conta com aplicativos em máquinas virtuais. A Intel Security está preparando uma série de materiais para ajudar os clientes na transição dos sistemas da forma mais suave possível, e assim superar esses desafios protegendo o ambiente de servidor. Continuar com a versão atual, no entanto, não é recomendável, já que hackers podem se aproveitar das falhas de segurança para promover ataques.

Portfólio

A Intel Security oferece um portfólio de soluções de proteção de servidores, sejam eles físicos ou virtuais na nuvem:

Para servidores especializados, como servidor de e-mail, SharePoint ou banco de dados, são necessárias soluções especializadas, além das descritas acima:

McAfee Security for Email Servers oferece segurança de conteúdo abrangente, detectando e bloqueando vírus, spam e outros programas indesejados na entrada e na saída de e-mail em servidores Microsoft Exchange e Lotus Domino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.