NTT DATA disponibiliza solução para recuperação de negócios em caso de desastre

0

Todas as companhias estão suscetíveis a desastres, tanto naturais – como terremotos, inundações e maremotos –, quanto provocados por humanos – como incêndios criminosos, roubos e destruições. Para ajudar as empresas a evitarem esses problemas, a NTT DATA traz para o mercado brasileiro o Disaster Recovery Planning (DRP), oferta que consiste no desenvolvimento e implementação de um plano de recuperação em caso de desastre.

Um plano com um conjunto de processos orienta as organizações com ações consistentes para serem tomadas antes, durante e depois de desastres, e visa minimizar a interrupção das operações e garantir um nível de estabilidade organizacional, além de uma recuperação gradual e ordenada após um desastre. Além disso, este plano traz uma série de benefícios para empresa em casos de desastre, como ter um ambiente seguro, com pessoas preparadas; a redução de perdas financeiras; a diminuição da paralisação das operações de negócios ao mínimo possível; a coordenação eficaz de tarefas de recuperação; e a menor complexidade do esforço durante a reabilitação.

O desenvolvimento do plano envolve a criação de um site de recuperação que restaure os recursos computacionais da empresa, com as funções vitais de processamento de dados, para atender as necessidades dos negócios. O plano é estruturado para restabelecer o ambiente de processamento no menor tempo possível, evitando que os desastres impactem os negócios.

"O desenvolvimento de uma estratégia viável de recuperação não deve ser uma iniciativa exclusiva da área de tecnologia da informação, mas de toda a organização para proteger os interesses da empresa, e a NTT DATA pode ajudar a diminuir, ao máximo, o impacto em caso de desastres", diz Alexandre Morelli, consultor sênior da NTT DATA Brasil.

O planejamento para o DRP acontece em oito etapas, que duram, em média, 15 meses. O processo tem início com o planejamento das atividades e é seguido por uma avaliação das vulnerabilidades e a definição do que será necessário para elaborar o projeto, além de identificar qual o impacto que um desastre pode ter no negócio. Após essas definições, é realizado o desenvolvimento do plano e uma simulação de aplicação para verificar a sua efetividade. Se necessário, são feitas mudanças e atualizações para que, em seguida, tenha início a implementação e a manutenção do projeto.

A oferta pode ser aplicada em qualquer setor da indústria cujas áreas de negócios e tecnologia sejam altamente integradas. "Ter um DRP é pertinente para todo tipo de empresa, afinal, todas elas possuem pontos críticos em seus negócios, os quais necessitam recuperar em caso de desastre para que elas possam continuar a existir", completa Morelli.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.