Preocupação com segurança é a maior barreira para m-banking no Brasil

0

Os internautas brasileiros que possuem conta bancária mas não têm o costume de acessá-la através do celular apontam a preocupação com segurança como a principal razão para evitarem o mobile banking. É o que revela pesquisa realizada por Opinion Box, a pedido de MOBILE TIME, com 1.017 internautas brasileiros que possuem conta bancária, respeitando as proporções da população brasileira por faixa etária, renda, gênero e região do País.

Segundo o levantamento, 43% dos internautas brasileiros com conta bancária utilizam mobile banking. Entre os 57% que não acessam serviços bancários pelo celular, 47,3% disseram que não consideram o canal seguro; 18,2% preferem usar os caixas eletrônicos; 12,6% preferem realizar suas transações presencialmente nas agências; e 21,9% atribuíram a outras razões a não utilização de mobile banking.

Há também uma diferença de gênero: o uso de mobile banking é mais popular no público masculino. Metade dos internautas homens que possuem conta bancária usam mobile banking. Entre as mulheres internautas, o uso do serviço é feito por apenas 36% delas.

Percepção de segurança

A mesma pesquisa, por outro lado, revela que quem costuma usar mobile banking tem uma percepção positiva da segurança do canal. Convidados a dar uma nota de um a dez para a sensação de segurança que têm ao acessar seu banco pelo celular, onde um é muito inseguro e dez, muito seguro, 86% deram notas entre seis e dez, ou seja, consideram o canal seguro. As proporções foram as seguintes: 26,7% deram dez; 17,3%, nove; 20,9%, oito; 15,3%, sete; e 5,8%, seis. Apenas 14% deram notas de um a cinco, nas seguintes proporções: 1,7% marcaram um; 0,6%, dois; 0,3%, três; 3,9%, quatro; e 7,5%, cinco.

Análise

A pesquisa demonstra que a preocupação com segurança é maior entre os que não costumam usar mobile banking, praticamente desaparecendo depois que o correntista passa a adotar o canal. É um medo comum na adoção de novas tecnologias, especialmente quando envolvem o gerenciamento do dinheiro do consumidor. A mesma desconfiança existiu por muitos anos no comércio eletrônico. Cabe aos bancos educar o mercado, destacando não apenas a conveniência do mobile banking, mas a sua segurança, na tentativa de convencer o público que ainda resiste em adotar o serviço.

Esta é a segunda matéria com base nos resultados da pesquisa. Na semana passada, MOBILE TIME publicou a primeira matéria desta série, na qual demonstrou que quem experimenta mobile banking prefere este canal ao Internet banking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.