Empresas se unem em força tarefa pela lei de proteção de dados

0

Nada menos do que 85% das empresas brasileiras ainda não estão preparadas para atender às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18). O dado é preocupante, visto que a LGPD, que entra em vigor em Agosto de 2020, prevê multas de até 2% do faturamento anual, com limite de R$ 50 milhões por infração, para quem descumprir as normas estipuladas.
 
Conforme William Bianchi Tavares, diretor de Serviços da NGXit, o risco da não-adequação é muito alto, pois, além das penalidades por infração, o mercado se ajustará automaticamente e priorizará negócios apenas com empresas que estejam adequadas à LGPD, ou seja, aqueles que não seguirem as recomendações da lei, mesmo que não sejam penalizados, poderão perder novas oportunidades de negócio ou ter contratos antigos rescindidos.

Para se adaptar, o executivo recomenda soluções que englobem uma visão 360º sobre as reais demandas de cada companhia e as aplicações necessárias para sua conformidade com a LGPD.
 
Pensando nisso, o Grupo NGX, do qual a NGXit faz parte, passou a integrar a LGPD Task Force: um framework multidisciplinar completo para atendimento ao mercado na adequação para as exigências da nova legislação.
 
"Nesta iniciativa, o Grupo NGX atua focado em segurança de TI, passando por todos os serviços e soluções voltados a garantir a proteção de redes, sistemas e dados pessoais", comenta Tavares.
 
Além do Grupo, participam do projeto a Rangel Sistemas, na área de processos (fluxo de informações), riscos e governança, a DropReal, focada em segurança da informação, e a FCL Advocacia Empresarial, que presta a consultoria e suporte jurídico necessários.
 
A iniciativa formada por estas quatro empresas também criou uma ação intitulada LGPD Executive Road Show, a qual tem como propósito a realização de um mini workshop itinerante sem custos, que tem como finalidade compartilhar conhecimento com o mercado e divulgar o trabalho do grupo. 

A ideia principal é fazer com que as empresas não precisem correr atrás dos eventos sobre LGPD ou triar fornecedores a esmo no mercado, e, ao contrário disso, promovam uma reunião com o board da LGPD Task Force dentro de suas empresas para receber informações relevantes e conteúdos direcionados ao seu segmento de atuação.
 
"As empresas só precisam reunir seus comitês executivos e agendar uma reunião conosco. Vamos até cada companhia, sem custo e com todos os profissionais necessários para discutir temas relevantes com as lideranças das áreas de negócio. O objetivo é focar em todos os pilares necessários para atender à nova legislação, desde processos, até tecnologias", complementa Tavares.
 
Já o diretor da NGXit, Luciano Schilling, acrescenta que a plataforma reúne um pool de serviços, soluções e especialistas ideal para que as organizações consigam se adaptar à LGPD sem perder o foco em seu core business.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.