Equipe de Segurança da IBM descobre vulnerabilidade no Dropbox

0

A IBM X-Force, time de pesquisadores em segurança da IBM, descobriu uma vulnerabilidade no Dropbox SDK para Android – pacote integrado por aplicativos Yahoo Mail, Microsoft Office Mobile, AgileBits 1Password e outros –, que permitia aos hackers se conectarem a aplicativos de dispositivos móveis para controlar as contas de Dropbox e informações armazenadas nos smartphones de usuários sem que eles soubessem ou autorizassem.

Esta vulnerabilidade pode afetar qualquer app Android que use as versões do Dropbox SDK e pode ser explorada em alguns aplicativos após um updatede configuração. Nesta situação, a brecha ocorre em um ambiente que somente o invasor tem acesso e os dados são enviados a ele quando o dono da conta sincroniza seu dispositivo. Desta forma, os hackers dominam as informações e conseguem convencê-lo a realizar o cadastramento de uma nova conta no Dropbox, que ficará sob seu comando enquanto rouba as informações e realiza downloads dos arquivos das vítimas.

Solução

O Dropbox fez o possível para corrigir o problema assim que foi informado pela equipe de Segurança da IBM. O problema foi solucionado em apenas quatro dias. A Microsoft e a Agilebits também atualizaram seus aplicativos com o SDK mais recente para proteger seus usuários. A partir de agora, os desenvolvedores de aplicativos que usam o Android SDK Dropbox precisam atualizar sua versão para 1.6.2 ou superior o mais rápido possível. Os usuários do Dropbox também precisam estar atentos às atualizações de aplicativos móveis para corrigir eventuais vulnerabilidades.

Pontos de atenção

Segundo a IBM, as organizações estão se voltando para a nuvem para facilitar o trabalho de seus funcionários e tornar seus arquivos mais acessíveis. Muitos colaboradores costumam usar serviços como Dropbox fora das políticas de TI das empresas.  Na era da mobilidade, as empresas precisam estar atentas a todos os lugares possíveis nos quais os seus dados estão sendo armazenados, com objetivo de orientar seus colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.