Indra desenvolverá novos laboratórios para a Agência Europeia de Defesa

0

A Indra, multinacional espanhola de serviços de TI, foi a vencedora do contrato da Agência Europeia de Defesa (EDA) para o desenvolvimento de laboratórios de análise de artefatos explosivos improvisados (counter-improvised explosive devices, ou C-IEDs) utilizados em ataques terroristas. O projeto contempla inicialmente um primeiro laboratório, no valor de 2,2 milhões de euros, e a opção de compra de um segundo, que elevaria o montante global do contrato para até 4 milhões de euros.

A função destes laboratórios é analisar amostras coletadas na zona de operações para extrair informações sobre as técnicas, táticas e procedimentos utilizados pelos terroristas. Os ataques com artefatos explosivos improvisados são uma das principais causas de baixas em operações militares.

O laboratório é formado por 13 contêineres modulares para acomodar aproximadamente 20 especialistas. Estará preparado para facilitar a coleta no terreno de amostras NRBQe (nuclear, radiológica, biológica, química e explosivos) e realizar uma análise forense do tipo biométrico e químico dos vestígios encontrados, inclusive componentes eletrônicos utilizados no controle e ativação do artefato.

O laboratório também dispõe de capacidade de análise de dados tecnológicos e de um avançado sistema de gestão da informação. Este aplicativo facilitará a comparação de um atentado com incidentes anteriores e manterá todo o planejamento dos trabalhos, a geração dos relatórios correspondentes e o acompanhamento e rastreabilidade da cadeia de custódia das evidências.

A Indra recebe este novo contrato com a EDA após ter desenvolvido um laboratório C-IED Afeganistão em 2011. Durante este período, o laboratório realizou mais de 300 análises mensais de aparelhos, artefatos, materiais e vestígios relacionados a ataques. Esta experiência permitiu incorporar melhorias no projeto dos novos laboratórios, como por exemplo maior capacidade de coleta preliminar de amostras de alta periculosidade, maior capacidade de análise documental e de análise química e biométrica.

O projeto é respaldado por 12 países (Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Áustria e Suécia) e está sendo liderado pelo Ministério de Defesa holandês como parte do programa Laboratório Conjunto Desdobrável de Exploração e Análise (em inglês, Joint Deployable Exploitation and Analysis Laboratory – JDEAL). Como parte do programa, foi implantado na cidade de Soesterberg um centro especializado neste assunto, impulsionado pela EDA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.