Serpro e UFSC criam novos parâmetros para a certificação digital

0

A necessidade de atender normas estabelecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) levou o Serpro a desenvolver um novo código para o serviço de certificação digital: o Sistema de Certificação Digital do Serpro (SCDS). Em produção desde o início de 2014, o SCDS, que já foi implementado na Autoridade Certificadora (AC) da Presidência da República, agora está migrando para a maior AC administrada pelo Serpro.

A parceria com Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi definitiva para a realização de testes da nova solução. O convênio com a instituição visou à troca de conhecimentos e tecnologias em certificação digital, permitindo ao Serpro empregar estas tecnologias no seu sistema e à Universidade ter contato com um ambiente real e de grande porte para emissão de certificados digitais. "Nas reuniões eram discutidos os pontos presentes no Plano de Trabalho do convênio, e em seguida iniciava-se as atividades planejadas, com o acompanhamento dos resultados alcançados", explica o analista do Serpro Pedro Moacir Rigo Motta.

O principais objetivos eram avaliar o sistema do ponto de vista das normas técnicas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão responsável pela ICP-Brasil, e também obter um sistema robusto, que pudesse atender à alta demanda por emissão de certificados digitais.

Evolução

Dentre os principais avanços realizadas no SCDS estão a facilidade na interação entre usuário e aplicação, a simplificação na emissão de certificados, as melhorias no processo de gerenciamento do ciclo de vida do certificado pelo solicitante e o funcionamento da aplicação em diversos navegadores.

O SCDS começou a ser implementado em produção no início deste ano nas Autoridades Certificadoras administradas pelo Serpro. A primeira foi da Presidência da República (ACPR), a segunda foi a Autoridade Certificadora do Serpro (ACSERPROACF). Neste momento está sendo realizada a migração da Autoridade Certificadora do SERPRORFB, que é a maior administrada pelo Serpro, com cerca de quatorze Autoridades de Registro e com mais de 300 agências credenciadas para emitir certificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.