85 aplicativos maliciosos da Google Play foram baixados mais de 8 milhões de vezes

0

A Trend Micro identificou uma nova família de adware no Google Play. Chamada de AndroidOS_Hidenad.HRXH, os falsos apps se disfarçavam de aplicativos de fotos e jogos. Além dos típicos métodos de adware, que consistem na exibição de anúncios difíceis ou impossíveis de se fechar, essa ameaça utiliza técnicas únicas para evitar sua detecção a partir de gatilhos baseados no tempo e no comportamento do usuário.

No total, os 85 aplicativos maliciosos da Google Play foram baixados mais de oito milhões de vezes. Eles se passavam por apps de jogos e fotografia e usavam técnicas avançadas de evasão. Após o download, a ameaça esperava mais de 30 minutos para agir e então escondia o ícone do aplicativo, e impedindo que o app fosse desinstalado ao ter seu ícone arrastado para a seção "desinstalar" da tela.

Embora os aplicativos tenham as funcionalidades reais das aplicações de que se disfarçam, os anúncios são mostrados em toda a tela, forçando os usuários a visualizar toda a duração do anúncio antes de conseguir fechá-lo ou voltar ao próprio app. Além disso, a frequência com que eles são exibidos pode ser configurada remotamente pelo fraudador, o que poderia aumentar o incômodo dos usuários.

Após a identificação da ameaça, a Trend Micro alertou o Google, que já removeu os aplicativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.