47% das empresas perdem dados nas mãos de provedores de nuvem terceirizados, diz Kaspersky Lab

0

De acordo com uma nova pesquisa da Kaspersky Lab, 35% das empresas admitem não ter certeza se determinadas informações corporativas estão armazenadas nos servidores da empresa ou nos dos provedores de nuvem.

Os serviços de nuvem permitem que as empresas utilizem tecnologias fundamentais para dar suporte a suas operações diárias e seus planos de crescimento, sem se preocupar com a manutenção ou com os preços elevados.

Setenta e oito porcento das empresas já usam pelo menos uma plataforma baseada no modelo de software como serviço (SaaS). A mesma proporção (75%) também planeja migrar mais aplicativos para a nuvem no futuro. Em termos de IaaS (Infraestrutura como serviço), quase metade (49%) das grandes corporações e 45% das PMEs estão tentando terceirizar os processos e a infraestrutura de TI.

A pesquisa mostrou que sete em cada dez (70%) empresas que utilizam o SaaS e provedores de serviços de nuvem não têm um plano claro para lidar com incidentes de segurança que poderiam afetar seus parceiros. Um quarto delas admite que nem verifica as credenciais de conformidade dos provedores de serviços, supondo que eles cuidarão da recuperação caso ocorra algum problema.

Porém, 42% das empresas não se sentem adequadamente protegidas de incidentes que possam afetar seus provedores de serviços de nuvem, e um quarto (24%) delas passou, nos últimos 12 meses, por um incidente de segurança que afetou a infraestrutura de TI hospedada por terceiros. Dessa forma, depender apenas do provedor de serviços para fornecer toda a proteção pode ser uma estratégia arriscada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.