Cavalo de Troia mira usuários de apps de táxi e carona para Android

0

Os pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram uma nova modificação do conhecido Cavalo de Troia Faketoken, direcionado a sistemas bancários em dispositivos móveis, que foi aperfeiçoado para roubar credenciais de aplicativos de táxi populares.

Por estarem instalados em milhões de dispositivos Android, aplicativos de bancos, táxi e carona tornaram-se alvos atraentes para os cibercriminosos, que ampliaram significativamente as funcionalidades dos malwares. A nova versão do Faketoken rastreia os aplicativos dinamicamente e, quando o usuário abre um determinado aplicativo, a tela é sobreposta por uma janela de phishing para roubar os dados do cartão bancário da vítima.

O trojan tem uma interface idêntica, com os mesmos esquemas de cores e logotipos, que produz uma sobreposição instantânea e totalmente invisível. Segundo os resultados da pesquisa da Kaspersky Lab, os criminosos estão usando esse malware para atacar os serviços internacionais mais conhecidos de táxi e carona.

Além disso, o Cavalo de Troia capta todas as mensagens SMS recebidas, redirecionando-as para seus servidores de comando e controle. Assim, os criminosos têm acesso às senhas únicas de confirmação enviadas pelo banco ou a outras mensagens enviadas pelos serviços de táxi e carona. Entre outras coisas, essa variante do Faketoken também é capaz de monitorar as chamadas do usuário, gravá-las e transmitir os dados para os servidores de comando e controle.

A sobreposição é uma função comum habilitada em vários aplicativos móveis. No ano passado, a Kaspersky Lab revelou uma modificação do Faketoken que atacava mais de 2.000 aplicativos financeiros em todo o mundo, disfarçada de diversos programas e jogos, muitas vezes imitando o Adobe Flash Player. Desde então, o Faketoken tem sido ainda mais aprimorado e tem expandido o alcance de suas atividades.

Os pesquisadores também detectaram ataques do Faketoken em outros aplicativos móveis populares, por exemplo, de reserva de viagens e hotéis, de pagamento de multas de trânsito, no Android Pay e no Google Play Market.

Para se proteger do trojan Faketoken e de outras ameaças de malware no Android, a Kaspersky Lab recomenda que os usuários não instalem aplicativos de origem desconhecida e usem uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Mobile Antivirus: Web Security & AppLock em seus dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.