Visa lança solução de tokenização de cartões no Brasil em outubro

0

A Visa lança em outubro o seu novo serviço de Tokenização no Brasil, que oferece mais facilidade e rapidez nas transações para quem possui cartões de crédito da marca. Ele substitui as informações sensíveis das contas de pagamento encontradas em cartões por um número de conta digital, o "token", que está habilitado para um único dispositivo. A informação foi compartilhada por Leandro Garcia, gerente de produtos e Juliano Manrique, especialista em autenticação, ambos da Visa Brasil, durante palestra realizada nesta terça-feira, 22, no Forum Mobile+ 2015, no WTC, em São Paulo.

Segundo explicaram, como o "tokens" não armazenam os detalhes das contas de pagamento dos consumidores, como os 16 dígitos do número do cartão, que podem ser guardados de maneira segura pelos lojistas e comércio eletrônico, que podem habilitar a tecnologia gratuitamente.

Os clientes da Visa que usam dispositivos móveis, também podem habilitar o token para seu especifico smartphone, que podem realizar a transação de pagamento por aproximação direto no POS da loja, sem precisar abrir qualquer aplicativo. ''Se por acaso esse token for ''clonado'' para ser usado em outro dispositivo, ele será rejeitado. E automaticamente o cliente recebe outro token rapidamente, sem haver necessidade de emissão e envio de um cartão plástico, que demora alguns dias e envolve custos adicionais'', explicou Garcia.

Ele está disponível para instalação em mobile wallet do emissor, Apple Pay, Samsung Pay e Card on file, para transações em canais mobile, NFC e on line. Para que usuários que cadastram vários cartões de crédito e site de comércio eletrônico, conhecido como Card On File, o uso de uma token propiciará mais segurança, bastando o comércio eletrônico aderir ao programa. "No futuro, poderá ser utilizado por dispositivos vestíveis, smartwatches e outros que surgirem", explicam os executivos.

O Serviço Visa de Tokenização está disponível em mais de 500  instituições financeiras no exterior  e foi desenvolvido dentro dos padrões da EMVCo, entidade que define normas e padrões, do qual faz parte as principais bandeiras de cartões,, motivo pelo qual o cliente poderá usar a solução em qualquer pais do mundo. Para o Brasil, a Visa está desenvolvendo soluções específicas para uso da função débito e pagamento parcelado,opções que não existem no exterior.

O uso do tokens podem ser limitados as limites de valores de transação, por limite de tempo, para comércios específicos, de acordo com as regras estabelecidas pelo banco ao qual o cliente é associado. Como um fator adicional de proteção, a solução permite fazer em caso de dúvida, checar mais de 500 parâmetros diferentes.

Para os estabelecimentos comerciais, adquirentes e emissores os pagamentos podem ser processados como se fossem os mesmos realizados com os cartões tradicionais, não alternando dessa forma  a rotina do relacionamento com as instituições financeiras. A equipe de atendimento da Visa Brasil já está trabalhando com os associados para adoção da tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.