Konduto realiza primeiro RaioX da fraude no e-commerce brasileiro

1

A Konduto, tecnologia analisa o comportamento de navegação do usuário para verificar o risco de fraude na internet, anuncia o lançamento da primeira edição do relatório Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileiro. O estudo revela dados importantes da tentativa de compras on-line de origem ilegal, como o dia e o horário de maior atividade de cibercriminosos.

De acordo com o relatório, a taxa de tentativa de compras fraudulentas em lojas virtuais brasileiras é de 3,83% – ou seja, 1 a cada 26 pedidos é de origem criminosa, feito por estelionatários utilizando cartões de crédito clonados. O estudo também indica os horários de maior atividade dos golpistas: 63,57% das compras ilegais são feitas entre 17h e 2h59, sendo que o ápice é atingido à meia-noite (7,05%). Por outro lado, o período com menos tentativas de fraude é entre 5 e 12h: somente 7,96%.

O Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileiro também aponta que os consumidores têm preferência pelo navegador Google Chrome e pelo sistema operacional Windows. Com relação aos aparelhos mais utilizados nas vendas on-line, quase um terço das transações ocorre em smartphones ou tablets – totalizando 31,6%. Por outro lado, 19,48% de todas as tentativas de fraude contra lojas virtuais brasileiras já partem de dispositivos móveis, sendo a maioria em telefones celulares.

"Acreditamos que o fraudador se revela pela forma como navega em um site ou aplicativo. Hoje em dia, um criminoso pode ter fácil acesso a dados cadastrais ou pode mascarar o aparelho utilizado no momento da compra, mas ele não terá o comportamento de um bom cliente. Queremos que todas estas informações compartilhadas possam ajudar diversos lojistas a entender melhor como funciona a fraude na internet e ter mais conhecimento para combatê-las", afirma Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

Os dados do relatório consideram uma amostragem de mais de 10 milhões de transações analisadas pela startup durante o primeiro semestre de 2016. Os números representam a tentativa de fraude, já que a maioria das compras fraudulentas é barrada a tempo, antes da cobrança ou do envio da mercadoria.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente o artigo. Estamos enfrentado uma fase crítica em relação a compras fraudulentas no ecommerce. Acredito que iniciativas como da Konduto irão contribuir bastante para as lojas superarem este problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.