Sudeste concentra metade das tentativas de infecção por malware em dispositivos Android no Brasil

0

Quase metade das 4 milhões de tentativas de infecção por malware registradas em dispositivos Android de todo o território brasileiro no mês de outubro está localizada na região Sudeste do país. Segundo dados do 1º Mapa de Ameaças Digitais do Brasil, elaborado pela PSafe, líder em segurança digital e desenvolvimento de aplicativos no País, foram bloqueadas 1,9 milhão de ameaças cibernéticas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo pelo aplicativo PSafe Total Android.

Atrás da região Sudeste, aparecem os estados do Nordeste, que concentraram 26,8% das ameaças. Sul, com 10,2%, Norte (7,6%) e Centro-Oeste (7,2%) completam a lista.

No ranking por Estados, São Paulo lidera as estatísticas, com 27,4% das ameaças registradas, somando sozinho quase 1,1 milhão de tentativas de ataques registradas. Aparecem em seguida o Rio de Janeiro (11,3%), Minas Gerais (7,9%), Bahia (6,8%) e Pernambuco (5,5%); Paraná (4,6%); Piauí (3,9%); Rio Grande do Sul (3,3%);Pará (3,3%) e Goiás (2,7%).

"Nosso País ocupa a terceira posição mundial em ataques de hackers a celulares e dispositivos móveis e é a segunda nação mais contaminada com URLs maliciosas, números que mostram a importância de se criar no Brasil uma cultura de segurança virtual com a manutenção de dispositivos seguros", afirma Marco DeMello, CEO da PSafe.

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo PSafe Total Android, aplicativo que possui mais de 52 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos. O índice passa a ser divulgado mensalmente pela PSafe, trazendo estatísticas nacionais sobre o setor de segurança digital do Brasil.

Tipos de ameaça

Entre as ameaças bloqueadas pelo PSafe Total Android, destaque para o Trojan, que acumulou mais de 51,8% das infecções no mês de outubro. "Trata-se de uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais séries à segurança do usuário de dispositivos conectados", explica DeMello. Os Adwares somaram outros 38,8%, seguidos de Riskware (2,7%) e plug-ins (1,2%).

Psafe

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.