Estudo diz que segurança ainda é barreira para brasileiros adotarem m-commerce

0

O estudo da Ericsson "M-commerce em mercados emergentes", produzido pelo ConsumerLab – que explora as tendências relacionadas ao m-commerce nos mercados emergentes da América Latina, África e Ásia – destaca que o serviço tem grande potencial de crescimento em países como Brasil, Argentina e México, mais ainda geram desconfiança do consumidor em relação à segurança.

No Brasil, o rápido aumento do número de smartphones no país torna o m-commerce cada vez mais próximo do nosso dia a dia. Segundo a pesquisa, 21% dos usuários de celulares utiliza alguma ferramenta de m-commece para adquirir bens ou serviços, 6% para transferir dinheiro e 8% usa a tecnologia paga contas.

Ecommerce

(clique na imagem para ampliar)

O estudo revela, também, que nessas regiões apenas uma minoria da população tem conta em banco. "Na América Latina, 61% da população não está incluída no sistema bancário, quase metade da força de trabalho está empregada informalmente e o dinheiro em espécie é o método mais frequente de pagamento, o que gera uma preocupação extra com a segurança na hora de realizar compras", explica André Gualda, especialista do ConsumerLab da Ericsson na América Latina.

Os principais motivadores para se utilizar os serviços financeiros móveis nesses mercados são a comodidade, a rapidez e a facilidade adicional do usuário em não precisar recorrer ao dinheiro vivo nas transações.

Uma das razões de o dinheiro em espécie ainda ser muito atrativo para a realização de negócios é a rapidez, a clareza no pagamento e a possibilidade de um controle mais direto das pessoas sobre seus gastos. Ele aparece como a forma mais conveniente quando o remetente e o receptor estão no mesmo lugar físico. Porém, quando não estão, ele se torna inconveniente. A falta de transparência do sistema bancário também é um influenciador.

Segurança

De acordo com o relatório, 56% dos brasileiros que ainda não utilizam serviços de m-commerce, acreditam que a falta de segurança é principal barreira para adotar a tecnologia. "A segurança é sem dúvida a principal barreira para os brasileiros, principalmente pelo fato de relacionarem ao m-commerce experiências negativas comuns no país, como fraudes de cartão de crédito e até mesmo furtos ou roubos de celulares", completa Gualda.

ecommerce2
Apesar das barreiras, a quantidade de usuários de serviços de m-commerce deve crescer significativamente. No Brasil, na Argentina e no México, o número de usuários de pagamentos móveis deve mais do que dobrar no futuro, já o de consumidores que optam por realizar transferências e pagamento de contas com a tecnologia deve triplicar. Entretanto, o aumento da adoção dos serviços de m-commerce dependerá, principalmente, da confiança dos consumidores no sistema e nas ferramentas de que ele necessita.
Muitas são as vantagens socioeconômicas da introdução do m-commerce nos mercados emergentes, especialmente porque muitos dos países sofrem com a pobreza, a falta de infraestrutura e o comércio insuficiente. Além de aumentar a atividade econômica, o pagamento por aparelhos móveis facilitará as transações diárias, tornando-as mais convenientes.

ConsumerLab da Ericsson

O ConsumerLab da Ericsson gera informação por meio de um programa global de pesquisa de consumo, com base em 100 mil entrevistas a cada ano em mais de 40 países e 15 megacidades – representando estatisticamente a opinião de 1,1 bilhão de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.