Ciberataque a redes móveis poderia afetar equipamentos independente da tecnologia

0

Nesta semana, a empresa de segurança Kaspersky alertou sobre um ataque em massa do grupo Regin, que estaria afetando estações radiobase de redes GSM em vários países, incluindo o Brasil. Mais alarmante ainda é a constatação da companhia russa de que o pacote de ameaças (também chamado de Regin) estaria em constante evolução e ainda em atividade, inclusive podendo afetar infraestrutura de redes com tecnologias mais recentes.

Não necessariamente na Internet móvel, mas nas comunicações mais tradicionais, afetando, por exemplo, redes WCDMA. Segundo o diretor da equipe de pesquisa e análise do Kaspersky Lab na América Latina, Dmitry Bestuzhev, a infecção (o nome das ameaças são Trojan.Win32.Regin.gen e Rootkit.Win32.Regin) acontece nos dispositivos que gerenciam a rede, e não na camada de dados, o que significa que independe do protocolo utilizado se não houver uma atualização do hardware.

"Esse cenário é ainda mais assustador, já que o atacante tem um controle completo sobre as torres de comunicação mais críticas e importantes do País", disse ele, por e-mail, a este noticiário. "Por exemplo, permite transferir chamadas para outros números, registrar todas as chamadas e/ou mensagens SMS, e assim por diante." Bestuzhev declara que se trata de um ataque "altamente qualificado" e liderado por algum Estado-nação com interesses escusos, embora não cite qual país seja o responsável.

"Os atores por trás do ataque desenvolveram um sistema modular muito bem estruturado que permite ajustá-lo para qualquer alvo, em qualquer lugar do mundo. Este sistema modular permite flexibilidade e também escalabilidade que, com certeza, pode ser usado na funcionalidade (de atualizar o software malicioso para continuar explorando as redes)", explica. Da mesma forma, o analista de segurança da Kaspersky não divulga as operadoras brasileiras afetadas pelo ciberataque, já que "o inquérito não terminou ainda".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.