TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Equipamento de reconhecimento facial em operação no aeroporto de Brasília

Postado em: 02/08/2016, às 23:19 por Redação

Foi lançado nesta segunda-feira, 1°, em Brasília, o módulo de Reconhecimento Facial do sistema (Declaração de Bens de Viajantes (eDBV), da Receita Federal do Brasil (RFB). Com ele, foi modernizada a coleta de informações dos viajantes brasileiros ao adentrar as fronteiras nacionais. Até então, esses dados eram obtidos por meio de formulário em papel. Desenvolvida pelo Serpro, a solução proporciona mais agilidade no atendimento ao viajante e na identificação de alvos de contrabando, descaminho e apreensão de produtos ilegais.

A possibilidade passou a ser real a partir da integração do eDBV com a base de passaportes, que contém as fotografias dos brasileiros, e com as informações de passageiros de voos internacionais. O módulo de análise de risco do eDBV constrói listas de alvos para fiscalização e as envia aos 14 aeroportos internacionais que ganharam as máquinas de reconhecimento facial, cerca de 15 minutos antes do desembarque das aeronaves. A partir do cruzamento das imagens capturadas pelas câmeras e das listagens de alvos, o sistema orienta os fiscais sobre quem deve ser fiscalizado.

Antes da implantação desse módulo, o eDBV havia aumentado de 3% para cerca de 70% a taxa de efetividade nas fiscalizações, ou seja, antes do sistema, a cada 100 pessoas selecionadas para fiscalização, somente 3 estavam em desacordo com o declarado. Após o eDBV, a cada 100 pessoas, 70 estavam em desacordo. A expectativa é que essa taxa cresça a partir da implantação do módulo de reconhecimento facial.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial