UnB implanta rede sem fio integrada ao BYOD

0

A Aruba Networks em parceria com a UNB (Universidade de Brasília), desenvolveu e implantou a solução de rede sem fio (WLAN) utilizada pela Universidade, que possui cerca de 600 pontos de acesso (APs) para "iluminar" refeitórios, laboratórios, salas de aula e áreas de convivência de maior fluxo de pessoas.

A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Atualmente, possui 2.594 professores, 3.077 técnicos-administrativos e 37.499 alunos dos cursos de graduação e 8.002 de pós-graduação. É constituída por 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados. Oferece 117 cursos de graduação, sendo 31 noturnos e 10 cursos a distância.

Há ainda 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os órgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.

De acordo com o Professor Doutor Jacir Luiz Bordim, do Departamento de Ciência da Computação da UNB: "O objetivo da Universidade sempre foi oferecer o melhor serviço de Internet e acesso à sua rede interna para as pessoas que a utilizam. Desde o início, a nossa infraestrutura de rede foi planejada para dar uma ótima conexão e tirar o máximo proveito da tecnologia. Os alunos de graduação e pós-graduação auxiliam neste desenvolvimento, como é o caso dos alunos do curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, que estão realizando estudos com vistas a agregar novas funcionalidades e aperfeiçoar os serviços".

A decisão da UNB pela tecnologia da Aruba ocorreu em 2010, quando a Universidade fez a compra da WLAN. Com os requisitos técnicos necessários para a evolução contínua, confiança na marca, além do custo-benefício ideal, a Aruba Networks foi a escolhida para o projeto. Ainda de acordo com Bordim, a expertise da fabricante em redes, a capacidade e flexibilidade da solução, foram fatores importantes para a escolha. E, da mesma forma, as aplicações possíveis de serem implantadas na rede.

Por ser uma rede profissional com confiabilidade, a WLAN, além dos dados, suporta o tráfego de voz. Integrada ao PABX-IP da Universidade, a rede sem fio da Aruba também é a responsável por dar acesso aos ramais, já que nem todos os profissionais têm telefones fixos. Por meio de um aplicativo para smartphones, é possível acessar a rede de voz para fazer ligações.

"O servidor de aplicações da UNB registra o dispositivo – que pode ser um computador pessoal, tablet ou smartphone –, acessa os serviços disponíveis com base no usuário e seu perfil, quer seja matrícula do aluno ou registro do colaborador, e para a pessoa aparece a lista de contatos, seu status e demais informações", explica Glaucio Alkmin, Territory Manager da Aruba Networks. "De qualquer local da UNB de Brasília, Planaltina, Ceilândia e Gama, é possível usufruir de serviços de dados e voz unificados. Este serviço está em fase final de testes e em breve será disponibilizado para todos os usuários da rede", finaliza.

Ainda em relação à estabilidade da rede, há uma funcionalidade específica para análise de sinal e para dar inteligência nas trocas (roaming) entre os APs – o ClientMatch. Com suas medições e análise comportamental, é possível oferecer sempre excelente qualidade de sinal e melhor utilização da infraestrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.