Trabalho do CGI.br no combate ao spam é documentado em livro

0

Interessados na história da Internet no Brasil agora tem uma importante referência de como o País deixou o posto de "Rei do Spam" e serviu de exemplo internacional de articulação entre os setores para a solução de um problema de abuso da infraestrutura de Internet.

Disponível para download no sítio do CGI.br, o livro Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apresenta o trabalho que resultou na efetiva retirada do Brasil do topo das listas de países que mais enviam spam no mundo.

A publicação faz parte da série Cadernos CGI.br e foi organizada por Henrique Faulhaber, conselheiro do Comitê Gestor, e por Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, ambos do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A primeira parte do livro traz um breve histórico das ações que levaram à implementação do programa de gerência da porta 25: como o problema foi identificado, as principais abordagens para a solução e o processo de bloqueio da porta 25.

A segunda parte reúne testemunhos dos principais atores envolvidos no trabalho que, além dos organizadores do livro, incluem: Demi Getschko, Carlos A. Afonso, Marcelo Bechara, Eduardo Parajo, Rubens Kühl, Eduardo Levy, Danilo Doneda, Jaime Wagner e Marcelo Fernandes. Os depoimentos foram coletados a partir de entrevistas realizadas por Marília de Aguiar Monteiro e Carlos Affonso Pereira de Souza, ambos do Instituto de Tecnologia de Software do Rio de Janeiro – ITS/RJ.

No prefácio do livro, Henrique Faulhaber, que coordenou a Comissão de Trabalho Antispam (CT-spam), destaca que a publicação vai além de uma tentativa de documentar as atividades desempenhadas pelo CGI.br para o combate ao spam. "O relatório vem da necessidade de explicitar muito mais a concepção de uma das principais atribuições do CGI.br: a coordenação multissetorial de atores para política de Internet nacional", escreve.

A perspectiva técnica é lembrada por Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, que integraram o CT-spam. "Chegamos num ponto em que o mundo inteiro estava reagindo, bloqueando os endereços IP do Brasil", explica Cristine sobre a dimensão do problema. "Uma das nossas principais motivações era melhorar a imagem do país lá fora e também tratar uma questão de segurança, pois spammers do exterior estavam abusando da rede brasileira", completa Klaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.