A Avira, fornecedora de soluções antivírus, distribuída no Brasil pela Nodes Tecnologia, passou a considerar o serviço de rastreamento de anúncios do SilverPush como um vírus e passou a bloquear a tecnologia para proteger a privacidade dos internautas. A tecnologia SilverPush permite aos anunciantes colocar um áudio beacon (sinal ultrassônico inaudível pelos humanos) em anúncios de TV e Internet.
O sinal pode ser ouvido por aplicativos equipados como software SilverPush e uma resposta é enviada para o servidor do serviço, identificando onde o anúncio foi visto e o canal da transmissão. Segundo os especialistas da Avira, este é apenas o começo de uma ação contra a privacidade dos usuários de Smart TV e aplicações online e mobile. A mensagem também identifica a localização exata do dispositivo, o endereço do roteador Wi-Fi, detalhes sobre o sistema operacional, IMEI ou MAC address do aparelho e também o número de telefone móvel do usuário.
Inicialmente o SilverPush foi criado para acompanhar o consumidor a partir da integração de diferentes mídias via emissão de áudio beacon e aplicando técnicas de marketing para reforçar campanhas publicitárias online. Depois de reunir os dados, o serviço e seus anunciantes podem ter um retrato muito bem detalhado das preferências do consumidor final.
"Qual deve ser a real privacidade do usuário?", questiona Travis Witteveen, CEO da Avira. "Este é um grande desafio para todos nós. A funcionalidade do SilverPush está fora de linha de um kit legítimo de desenvolvimento de software de publicidade, dada a forma como ele atua sobre os dados do usuário e a extensão e tráfego inseguro destas informações. Então, estamos tratando isso como um cavalo de Tróia", afirma o executivo.
O Avira detecta se o SilverPush está instalado no dispositivo ou está prestes a ser baixado, realizando em seguida o seu bloqueio.