Avira passa a bloquear o SilverPush em ações de marketing sem autorização

0

A Avira, fornecedora de soluções antivírus, distribuída no Brasil pela Nodes Tecnologia, passou a considerar o serviço de rastreamento de anúncios do SilverPush como um vírus e passou a bloquear a tecnologia para proteger a privacidade dos internautas. A tecnologia SilverPush permite aos anunciantes colocar um áudio beacon (sinal ultrassônico inaudível pelos humanos) em anúncios de TV e Internet.

O sinal pode ser ouvido por aplicativos equipados como software SilverPush e uma resposta é enviada para o servidor do serviço, identificando onde o anúncio foi visto e o canal da transmissão. Segundo os especialistas da Avira, este é apenas o começo de uma ação contra a privacidade dos usuários de Smart TV e aplicações online e mobile.  A mensagem também identifica a localização exata do dispositivo, o endereço do roteador Wi-Fi, detalhes sobre o sistema operacional, IMEI ou MAC address do aparelho e também o número de telefone móvel do usuário.

Inicialmente o SilverPush foi criado para acompanhar o consumidor a partir da integração de diferentes mídias via emissão de áudio beacon e aplicando técnicas de marketing para reforçar campanhas publicitárias online. Depois de reunir os dados, o serviço e seus anunciantes podem ter um retrato muito bem detalhado das preferências do consumidor final.

"Qual deve ser a real privacidade do usuário?", questiona Travis Witteveen, CEO da Avira. "Este é um grande desafio para todos nós. A funcionalidade do SilverPush está fora de linha de um kit legítimo de desenvolvimento de software de publicidade, dada a forma como ele atua sobre os dados do usuário e a extensão e tráfego inseguro destas informações. Então, estamos tratando isso como um cavalo de Tróia", afirma o executivo.

O Avira detecta se o SilverPush está instalado no dispositivo ou está prestes a ser baixado, realizando em seguida o seu bloqueio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.