Coca-Cola Sorocaba aumenta controle sobre produção com projeto de integração

0

A Sorocaba Refrescos, fabricante que integra o Sistema Coca-Cola Brasil, contratou a PPI-Multitask para a implantação do PC Factory MES (Manufacturing Execution System) para automatizar os processos da sua produção tendo como requisito a troca integrada de informações do chão de fábrica com o SAP R3 em tempo real.

Para realizar a automação da transferência de dados entre o SAP R3 e o PC-Factory MES, a plataforma escolhida foi o Magic xpi, plataforma de integração homologada pela SAP e que promove uma interface amigável de baixa manutenção que a garante a qualidade na comunicação entre as ambas as aplicações de gestão.

O ambiente de integração possibilitou aumentar o controle sobre produção anual de 200 milhões de litros de bebidas que abastece 60 cidades do interior de São Paulo, com produtos da The Coca Cola Company e linha de cervejas da Heineken Brasil. Cinco linhas de produção e mais de 1.000 pessoas são envolvidas no processo fabril, que teve sua eficiência aumentada a partir da gestão proporcionada pelo PC Factory MES.

Enquanto que no SAP R3 são apurados os lotes e itens recebidos para produção, além das ordens liberadas com roteiro e lista de materiais, no PC Factory MES são controladas as transferências de itens entre depósitos e as quantidades de matérias primas e embalagens consumidas na linha de produção de cada bebida produzida.  O PC Factory MES também controla as paradas das linhas de produção, monitorando o OEE (Overall Equipament Effectivences) e abre as ocorrências de manutenção em tempo real A integração também automatizou e acelerou o reporte sobre todo o processo de produção, facilitando maior controle e melhoria na tomada de decisão.

Gerson Agostinho, CIO da Coca-Cola Sorocaba, explica que durante a definição do projeto foram analisadas algumas ferramentas de integração criadas em ABAP (Advanced Business Application Programming) e EDI (Electronic Data Interchange). O Magic xpi se mostrou o mais adequado, segundo ele, por ser homologado pela SAP e possuir os conectores prontos para a comunicação entre aplicações de negócios. "A escolha foi definida em conjunto com o parceiro PPI-Multitask, que introduziu o Magic xpi no mundo da automação industrial. A tecnologia Magic é a mais capacitada para atender às premissas de integração também porque é homologada pela SAP e possui os conectores prontos para a comunicação entre aplicações de negócios", conta.

O que mais chamou a atenção nos testes e depois se confirmou com o projeto em andamento, segundo Agostinho, é a facilidade de integração que a plataforma Magic oferece. "A partir de um ambiente amigável que facilita o entendimento rápido do problema, ela faz o mapeamento do que é necessário ser integrado muito rapidamente e fornece um projeto bastante eficaz, com uma manutenção da interface muito baixa. Ou seja, o Magic xpi elimina o trabalho repetitivo de manutenção que ocorre nos modelos ABAP e EDI, além de possuir alto desempenho, com uma garantia de evolução do produto. Com o uso intensivo da plataforma, estamos passando por uma evolução do produto com impacto muito positivo, que é a melhoria da qualidade da ferramenta para atender à complexidade do projeto".

Qualidade da informação e maior visibilidade da produção

Um ambiente de integração competente é aquele que oferece a capacidade de identificar problemas que dificultam a comunicação entre os sistemas. Um dado inconsistente pode gerar conflito na comunicação e quanto mais amigável e qualificada é a interface, maior será o sucesso do projeto. "Tínhamos várias pessoas fazendo o mapeamento e a análise de informações, mas foi com o Magic xpi que este processo se tornou definitivamente qualificado. Os dados são os mais próximos da realidade e em menor tempo, o que nos permite promover o ajustamento da produção. Como a integração PC Factory MES – SAP R3 feita com o Magic reduz a transação manual de informações entre os sistemas. Com isso a produtividade da automação é melhorada. Hoje nossa equipe cuida mais da análise do que da operação. O planejamento é melhor em todas as etapas da produção", sentencia o CIO da Coca-Cola Sorocaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.