Grupo Brasanitas terceiriza ativos e reduz gastos de TI

0

Manter equipamentos de TI obsoletos pode significar queda de produtividade dos funcionários, impacto no atendimento ao cliente e, certamente, perda de dinheiro. Foi pensando sob este prisma que o Grupo Brasanitas, empresa de facilities atuante nas áreas de limpeza ambiental, higienização hospitalar, controle de pragas e manutenção predial, terceirizou seu parque de TI com a Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação.

Em apenas seis meses, o grupo reverteu o problema de 83% de obsolência dos seus equipamentos, além de constatar bons resultados no novo ambiente de TI, como o aumento da satisfação dos colaboradores em relação ao apoio tecnológico, o máximo aproveitamento da estrutura de ativos e a condução dos processos alinhados às melhores práticas de segurança.

O projeto da Sonda IT contempla a gestão de 2.400 máquinas da Brasanitas, localizadas em 17 escritórios no Brasil inteiro. Até o momento já foram trocados 800 equipamentos. Com um acompanhamento rigoroso do emprego interno de cada ativo, o grupo obteve um controle maior, remanejando as máquinas que estavam em desuso para outras áreas ou outros usuários. Este procedimento passou a ser usual na corporação, que poupou com gastos em aquisições desnecessárias.

"A empresa teve um ganho financeiro de 20% com a contratação do DaaS (Device as a Service). Além do suporte, remoto e local, melhoramos nossa capacidade de atendimento dentro do cliente. Antes, o trâmite de colocar um ativo novo em uma empresa que nos contratava demorava até um mês. Hoje conseguimos colocar uma máquina em sete dias uteis após a aprovação", explica Mário Bracaioli, diretor de TI da Brasanitas.

A qualidade dos serviços prestados também ganhou destaque, já que a área de TI não é mais centralizada na matriz da Brasanitas, em São Paulo. Todo o suporte passou a ser realizado pela Sonda IT. Além de diminuir o tempo de chamado e da manutenção das máquinas, incluindo o suporte local, que dependia do transporte do equipamento para a capital paulista, a empresa de facilities passou a ter governança na sua área de TI por meio de indicadores dos serviços prestados pela Sonda IT.

"No cenário antigo, eu tinha apenas uma pessoa atendendo o Service Desk. Hoje eu tenho um poll de pessoas. Isso significa melhorar a nossa capacidade de atendimento e de gestão do trabalho que executamos e, ao mesmo tempo, aumentar a disponibilidade dos recursos tecnológicos, sem contar com a diminuição dos chamados e dos gastos, devido ao novo parque de TI. Antes, se uma máquina apontasse algum problema no cliente, ficávamos impedidos de gerar os relatórios administrativos dos serviços prestados. Tudo isso faz diferença para a Brasanitas e, consequentemente, para o negócio do nosso cliente", aponta Bracaioli.

Segundo Cilene Santana, diretora da área de Managed Device Services da Sonda IT, as expectativas em relação ao projeto superam os quesitos de qualidade de produto e atendimento. "Estamos muito satisfeitos por termos impactado positivamente nos negócios da Brasanitas. Além do serviço prestado pela nossa estrutura, que conta com uma expansão geográfica compatível com a demanda deste cliente, ainda pudemos transformar seus investimentos de TI do modelo Capex para Opex, promovendo uma redução de custo considerável, que é uma das principais preocupações das companhias neste momento", conclui a executiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.