Terra, planeta água

0

A necessidade de rever os padrões de consumo da água é um alerta antigo, que se tornou real com a crise de abastecimento em alguns estados do país. As chuvas abaixo do esperado desde 2011 têm sido a explicação das autoridades para justificar a pior crise hídrica nos últimos 84 anos.

Segundo reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, com 12% a 16% da água doce disponível na Terra, o Brasil é um país rico nesse insumo. Cada habitante pode contar com mais de 43 mil m³ por ano dos mananciais, mas apenas 0,7% disso terminam utilizados.

Nações como a Argélia e regiões como a Palestina, em contraste, usam quase a metade dos recursos hídricos disponíveis, e outras ainda, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, precisam obtê-los por dessalinização de água do mar.

A participação da sociedade na tomada de decisões sobre os recursos hídricos é fundamental para um planejamento adequado do uso da água. Em 1993, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 22 de março como o Dia Mundial da Água, já se apontavam os desafios relacionados à proteção desse bem essencial à vida humana.

No litoral do país, assim como nas regiões Sudeste e Nordeste, onde se concentram 70% da população, muitos centros urbanos já enfrentam dificuldades de abastecimento, agravados por secas como as que se abateram sobre São Paulo e sobre o Nordeste em 2012 e 2013. Segundo pesquisas, a possibilidade de faltar água nas torneiras do Estado de São Paulo é real e o sistema Cantareira só deve se recuperar a partir de 2016.

Um dos caminhos para um uso mais consciente da água, segundo especialistas, é o reuso. A água usada no enxague da máquina de lavar, por exemplo, pode ser reutilizada na descarga. Além disso, outra atitude necessária é o aproveitamento da água da chuva, inclusive com a construção de cisternas. Outro ponto fundamental é observar o consumo de produtos que utilizam muita água em sua cadeia produtiva.

Tempestade de dados

O período tradicionalmente chuvoso, que vai de outubro a março, foi caracterizado por uma estiagem atípica entre 2013 e 2014 em São Paulo. Em 2004 constava no documento da renovação da outorga do sistema à Sabesp, entregue pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado, um alerta sobre a insuficiência da Cantareira, sobretudo diante da excessiva dependência do sistema.

O comitê anticrise, formado por representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (Daee), que monitora a seca, avalia que o sistema Cantareira tem 25% de chance de se recuperar a partir de 2016 – o que significa repor o volume morto e elevar a capacidade a 37%.

O volume morto é a reserva inativa do manancial, utilizada somente em situações de emergência. Esse volume está localizado abaixo dos níveis de captação.

No tratamento comum, a água passa por oito etapas: pré- cloração, pré-alcalinização, coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração e fluoretação.

Sistema Alto Tietê, que abastece cerca de 4 milhões de pessoas na Grande São Paulo, também apresentou baixo índice pluviométrico, queda no nível das represas e alto risco de esgotamento.

Racionamento deve ser levado em consideração. O controle da demanda ainda é uma alternativa para minimizar o declínio dos níveis reservados.

Construção de novos reservatórios, como o sistema produtor de água São Lourenço, que ficará pronto em 2018, também é opção em longo prazo.

O aumento das chuvas em março e abril ajudou a recompor o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis por dois terços da geração hidráulica no Brasil, mas a situação não era tão crítica desde 2001, na véspera do último racionamento.

O Brasil é considerado um país que possui as maiores reservas de água do mundo, pertencendo em seus reservatórios a Bacia Hidrográfica do Guarapiranga que possui uma área de drenagem de 639 km² (63.911 hectares) e localiza-se a sudoeste da Região Metropolitana de SP, o estado de São Paulo contém outros reservatórios incluídos nos maiores mananciais da Região Metropolitana, como o Cantareira e o Billings.

As três categorias correntes de uso de água doce representam as seguintes porcentagens de consumo, com respeito às extrações anuais de água:

Uso em agronegócio 72 %

Uso em indústria 22 %

Uso doméstico (pessoal, familiar e municipal) 6 %

Demanda por água deve crescer 55% no mundo até 2050. Previsão faz parte de Relatório Mundial das Nações Unidas, que aponta também que, se nada for feito, as reservas para abastecimento devem encolher 40% até 2030.

Como a tecnologia pode trazer possíveis soluções para a crise hídrica

Naturalmente, são necessárias medidas estruturantes e obras de infraestrutura para que a situação da água seja aprimorada no país, mas soluções de tecnologia têm se mostrado muito úteis quando o assunto é água.

Algumas soluções já utilizadas ao redor do mundo mostram como diferentes aspectos da tecnologia tem sido aplicados para aumentar a eficiência na geração, distribuição e otimização no consumo da água.

Medidores inteligentes – O uso de medidores inteligentes no consumo da água, com peças de hardware desenvolvidas especialmente para tal, pode ser uma importante arma para conter a crise no desabastecimento. Estes medidores fazem a coleta de dados automática sobre o consumo, e podem apresentar relatórios e informações estatísticas em tempo real para o consumidor.

Nanotecnologia – A nanotecnologia também vem sendo estudada e utilizada para a purificação da água. Um time de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Índia criaram uma nanopartícula que atua no sistema de filtragem da água, e com o custo de apenas 16 dólares, têm a capacidade de remover componentes químicos da água, como chumbo e o arsênio.

Controladores de abastecimento – Controlar o abastecimento é uma das maneira mais eficientes de otimizar o consumo de água. Soluções de tecnologia utilizam termostatos e outros componentes que ajudam a economizar cerca de 8.800 litros de água por ano em residências e empresas. O sistema pode ser ajustado para um cronograma que atenda as necessidades de cada consumidor.

Análise de dados – O governo e as concessionárias possuem diversos dados sobre a distribuição e consumo de água. É importante garantir que estes dados estejam acessíveis a população para que instituições de pesquisa, empresas e desenvolvedores possam explorar os dados e criar soluções de análise que gerem insights úteis sobre a situação hídrica e possam servir como input para o planejamento e operação do sistema.

Leandro Faria, diretor da Datastorm, empresa do Grupo Stefanini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.